As sedes principais da Copa do Mundo de 2030 serão oficialmente os vizinhos Espanha, Portugal e Marrocos. Porem, em homenagem ao centenário da Copa do Mundo, a fase de abertura contara com jogos no Uruguai, Paraguai e Argentina. Será apenas a segunda edição em que a competição passará a ter 48 participantes, e a primeira vez que a Copa será disputada em três continentes diferentes.
A decisão foi tomada pelo Conselho da FIFA nesta quarta-feira, que segundo comunicado da entidade afirmou que o acordo foi unanime, já que na visão do conselho a candidatura de Portugal, Espanha e Marrocos era a única possível para sediar o mundial. A decisão de ter jogos da primeira fase em territórios sul-americanos também foi aprovado unanimemente.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, anunciou:
“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo”
Com o anuncio da FIFA, as seleções do Paraguai, Uruguai, Espanha, Portugal e Marrocos já estão garantidas na próxima Copa, já que são sedes do Mundial. A Argentina também está garantida por ser sede, mas sua vaga já havia sido assegurada previamente, já que é a atual campeã mundial.
As eliminatórias para a Copa do Mundo serão retomadas durante a próxima data FIFA, durante os dias 9 a 17 de outubro.