• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 22 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Especialista aponta rentabilidade como o principal desafio do varejo em 2024

CEO da Mob2Con, Carlos Wayand, alerta que o setor precisará rever a sua relação com os clientes e a indústria; Tecnologia terá um papel fundamental na busca por eficiência

Fernanda Alves por Fernanda Alves
15/12/2023
em Economia
A A

LEIA TAMBÉM

Brasil perde posto de maior parceiro comercial da Argentina para a China

Congresso adia mais uma vez votação do Orçamento de 2026

Restando pouco mais de um mês para o final do ano, o setor varejista já começa a revistar os números obtidos em 2023 visando também projetar qual será o cenário que terá pela frente em 2024. Hoje, os números apresentam uma conjuntura positiva. De acordo com o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo (Ibevar), o varejo deve fechar o ano com crescimento anual em vendas. Para o retrospecto de 12 meses, de dezembro de 2022 a dezembro de 2023, espera-se que o varejo ampliado brasileiro cresça 4,96%, enquanto o restrito 1,74%. 

Apesar do panorama de crescimento, o CEO da Mob2Con, principal plataforma de inteligência de dados para a eficiência operacional do varejo, Carlos Wayand alerta que o setor terá pela frente um enorme desafio a ser superado no próximo ano: o aumento da rentabilidade. 

“O varejo pode ser definido como uma balança, onde de um lado temos o consumidor, e do outro o fornecedor. O que sustenta a relação é a rentabilidade, que hoje está super comprometida. A grande questão para 2024 será revisitar os fatores que constituem as relações e estabelecer novos caminhos que sejam mais seguros e sustentáveis para os envolvidos, mas principalmente para o próprio varejo em si”, explica. 

Cliente sempre tem a razão:

“O dado mais relevante para o varejo é a sua relação com o consumidor. É a partir desses insumos que o lojista tem a chance de avaliar a sua audiência, além de construir meios efetivos para oferecer o produto que o cliente quer, da maneira que ele deseja”, adiciona. 

O preço de venda é balizado pelo mercado e o consumidor aceita pagar uma pequena diferença pela conveniência.

Mesmo diante de um obstáculo macro, o executivo destaca que a sua resolução passa por mudanças assertivas direcionadas na forma com que o varejo conduz o contato com os parceiros comerciais.

Já pensando pelo lado do consumidor, segundo Wayand, o grande desafio está atrelado a compreensão e adesão perante seus interesses. Portanto, os players que não conseguirem compreender ou se alinhar aos desejos da sua clientela terão problemas para conseguir fidelizá-los.

União das forças

Por outro lado, o CEO da Mob2Con destaca ainda que a formalização de um ambiente que ofereça preço baixo, conveniência e comodidade para os consumidores, depende, de uma vez por todas, de uma melhora na relação entre o varejo e a indústria. 

De acordo com o especialista, por mais que cada um dos setores necessitem um do outro e os seus interesses estejam interligados, ainda hoje muitas vezes a relação entre as partes segue conflituosa. “O fornecedor pensa somente em entregar o produto, enquanto o custo e o escoamento do estoque fica todo na responsabilidade do lojista. Por outro lado, o varejo não se empenha para que a indústria consiga alinhar e trazer precisão à sua produção”, avalia. 

Dessa forma, Wayand afirma que a relação entre varejo e indústrias precisa contar com um tom mais estratégico. “Se eles não caminharem juntos na mesma direção, a chance de ambos saírem prejudicados é grande”, completa. 

Aliada da vez

Se por um lado os desafios estão postos à mesa, por outro o varejo terá à sua disposição mecanismos de auxílio na busca pela solução. Segundo Wayand, hoje a tecnologia já se posiciona como uma ferramenta fundamental para a construção de análises mais bem embasadas perante os diferentes cenários. “Será através dela que o setor irá garantir os insumos necessários para entender quais os melhores caminhos para adotar”, afirma. 

No entanto, o especialista alerta que ter os dados em mãos é somente parte da resolução do problema. O que será construído a partir dessas informações é o que verdadeiramente irá determinar se, ao final de 2024, a rentabilidade das marcas será expandida ou não. 

“Os dados podem simbolizar uma central de autópsia, servindo apenas para explicar o porquê o seu negócio fracassou, ou a central de diagnóstico, gerando as opções para o tratamento e solução dos problemas. A escolha é simples”, conclui.


Anterior

Luft Logistics segue rota da tecnologia, inovação e ESG

Próximo

Franquias nos Estados Unidos são oportunidades para quem quer empreender no exterior

Fernanda Alves

Fernanda Alves

Leia também

China e ASEAN Ampliam Acordo de Livre Comércio para Novas Fronteiras
Economia

Brasil perde posto de maior parceiro comercial da Argentina para a China

por João Pedro Camargo Corenciuc

A China ultrapassou o Brasil e se tornou o principal parceiro comercial da Argentina em setembro, segundo dados divulgados pelo...

Leia maisDetails
Congresso retoma os trabalhos nesta segunda-feira

Congresso adia mais uma vez votação do Orçamento de 2026

Preço do café recua pela primeira vez em 18 meses

Café arábica avança 6,5% na semana, enquanto açúcar tem queda

Governo anuncia novo programa de reforma de casas

Governo anuncia novo programa de reforma de casas

Bancos e corretoras iniciam revisão da Selic

Inflação de 2025 cai pela 4ª semana seguida nas projeções do Boletim Focus

Faturamento real das PMEs cresce 2,5% em setembro

Faturamento real das PMEs cresce 2,5% em setembro

Próximo
Franquias nos Estados Unidos são oportunidades para quem quer empreender no exterior

Franquias nos Estados Unidos são oportunidades para quem quer empreender no exterior

A necessidade de um bom relacionamento entre o CEO e o Conselho de Administração

A necessidade de um bom relacionamento entre o CEO e o Conselho de Administração

Aneel faz maior leilão de energia na história do Brasil 

Aneel faz maior leilão de energia na história do Brasil 

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.