O final do ano é um período aquecido para os empreendedores, com o Natal trazendo consigo as famosas listas de presentes e banquetes, a Black Friday movimentando o mercado e o recebimento do décimo terceiro salário sendo mais um dos elementos que colaboram para impulsionar o fluxo econômico.
Aproveitar essas datas requer um bom planejamento, segundo Enio Pinto, especialista em empreendedorismo do Sebrae. Mesmo com o pouco tempo disponível, ele acredita que ainda é viável aproveitar essas ocasiões. “No caso do comércio, essas são oportunidades importantes que não podem ser desperdiçadas”, frisou.
Se você gosta de culinária, pode aproveitar as comemorações para gerar uma renda extra, oferecendo ceias de Natal e Ano Novo. Caso queira empreender nesse ramo, é importante organizar as datas de entrega com antecedência, pois alguns clientes podem desejar receber os pedidos no mesmo dia.
Ainda na gastronomia, há aqueles que se destacam no preparo de doces. Nesse caso, a sugestão é investir em itens como sobremesas natalinas, rabanada gourmet e panetone, por exemplo. Para Glaucio Athayde, CEO do Instituto Gourmet, rede de franquias especializada em cursos na área da gastronomia, investir em uma especialização é fundamental. “Em cada receita aprendida em cursos e workshops, encontramos os ingredientes essenciais para construir um caminho que transforma a vida do empreendedor”.
O instituto Gourmet possui 140 unidades espalhadas no Brasil, promovendo workshops com preços acessíveis, variando de 50 a 150 reais, com uma média de duração de um dia. Durante esses cursos rápidos, os estudantes aprendem todas as técnicas necessárias para a produção de receitas doces ou salgadas. Para mais informações, os empreendedores podem consultar o endereço da filial mais próxima no site: https://institutogourmet.com/
Sobre o Instituto Gourmet
O Instituto Gourmet é a maior rede nacional de franquias especializadas em cursos profissionalizantes na área de gastronomia. Criado para quem deseja ingressar no mercado gastronômico e obter formação profissional da área, o Instituto oferece opções de cursos de curta ou longa duração, com flexibilidade nos horários e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou no franchising em 2017 e já conta com mais de 140 unidades comercializadas em todo o país.