Estudantes estrangeiros em Harvard podem ser deportados

Entrada de Harvard, em Cambridge. Imagem: Somesh Kesarla Suresh

A proibição imposta pelo governo Trump à Universidade de Harvard, que suspende temporariamente a matrícula de novos estudantes estrangeiros, provoca incerteza entre quem já estuda na instituição e quem pretendia iniciar um curso.

Segundo Henrique Scliar, especialista em imigração e direito internacional, embora não haja uma revogação automática dos vistos de quem já está matriculado, a situação cria um cenário de instabilidade migratória.

“Os estudantes estrangeiros atualmente matriculados não vão perder o visto imediatamente, mas eles ficam numa situação imigratória indefinida, Não podem renovar a matrícula no final deste semestre em Harvard e são obrigados a mudar de faculdade. Caso essa medida não seja derrubada na justiça, os estudantes que não conseguirem mudar de universidade correm o risco de serem deportados”, explicou.

Scliar afirma ainda que a medida pode se estender a outras instituições. “Inclusive, a administração do Trump já está acusando a Universidade de Columbia de algumas irregularidades, ou seja, pode ser a próxima”, alertou.

Para quem planejava iniciar os estudos em Harvard neste ano, a orientação é direta. “Quem pretende aplicar este ano estará impedido, pois Harvard está impedida de matricular qualquer estudante internacional até segunda ordem”, disse.

A decisão, no entanto, pode ser revertida. “Essa decisão pode ser derrubada a qualquer momento. No entanto, até o momento, nenhuma medida judicial suspendeu a restrição”, esclareceu Scliar.

Apesar da possibilidade de reversão, o especialista reconhece a gravidade do momento: “Certamente, estamos passando por tempos sombrios, e essa incerteza pode afetar o futuro dos estudantes brasileiros que desejam estudar e morar nos Estados Unidos”.

Enquanto isso, estudantes interessados em outras instituições nos Estados Unidos não precisam alterar seus planos de forma imediata, conforme explica o especialista. “Por enquanto, nenhuma regra impede candidaturas a outras faculdades ou o acesso a vistos F-1 em outras instituições. Se o seu destino for Harvard, convém ter um plano B. Já para outros cursos ou universidades americanas, até agora não há motivo formal para desistir, apenas atenção aos anúncios oficiais”, recomenda.

O que é o visto F-1?

O visto F-1 é o principal tipo de visto de estudante nos Estados Unidos, concedido a estrangeiros que desejam frequentar cursos acadêmicos ou programas de idiomas em instituições aprovadas pelo governo americano.

Sair da versão mobile