A Honeywell está divulgando os resultados de sua Pesquisa Global de Tecnologia para Varejistas, que mostrou que os principais lojistas deste setor no Brasil estão comprometidos em investir no uso da inteligência artificial (IA) em todo seu potencial para otimizar processos.
O estudo constatou que oito em cada dez (84%) dos varejistas brasileiros já utilizam IA, em linha com os 85% em todo o mundo. Por aqui, 51% dos varejistas planejam expandir o uso de IA em breve, 33% planejam manter o uso atual e 15% ainda não possuem IA, mas planejam testá-la.
Do atendimento ao cliente à entrega final, a pesquisa destacou como os varejistas no Brasil estão pensando sobre a adoção da IA:
- Os varejistas brasileiros afirmaram que a experiência do cliente (44%), o marketing (43%) e o atendimento ao cliente (39%) foram as áreas que mais se beneficiaram da IA e da digitalização.
- Os entrevistados no Brasil atribuíram mais valor à IA para a experiência do cliente do que em outras regiões (+6% em relação à média global).
- Em contraste, menos varejistas brasileiros do que em outras regiões afirmaram que a IA tinha o potencial de otimizar as atividades de compras (18% no Brasil vs. 28% globalmente).

“Os lojistas do setor estão buscando a IA para alcançar e atender melhor seus clientes em um mercado competitivo e em constante mudança”, afirma José Fernandes, CEO da Honeywell para a América Latina. “A IA tem um enorme potencial para criar experiências de compra hiperpersonalizadas e tornar as operações mais eficientes, seja na loja ou em toda a cadeia de suprimentos do varejo brasileiro”, completa.
Outras tecnologias avançadas também estão impactando o cenário do varejo no Brasil, com 40% dos varejistas investindo em tecnologias de visão mecânica e de câmera (VC), 39% adotando realidade aumentada (RA) e 31% usando reconhecimento óptico de caracteres (OCR). A VC pode ajudar a mitigar o crescente desafio da perda de estoque no varejo, enquanto a RA pode ajudar compradores ou funcionários a visualizar um produto em um espaço. O OCR pode acelerar significativamente os fluxos de trabalho do varejo ao reabastecer o estoque nas gôndolas ou identificar preços com etiquetas incorretas por meio da leitura rápida de rótulos e outras informações do produto.
Embora os resultados da pesquisa mostrem um impulso geral contínuo para a IA, os varejistas no Brasil expressaram alguns desafios sobre sua adoção:
- Os principais desafios previstos para a implementação futura da IA no país incluíram riscos de segurança (51%), conformidade regulatória (44%) e adaptação da força de trabalho (43%) — sugerindo que há uma oportunidade para os varejistas demonstrarem aos seus associados os benefícios que a IA pode trazer.
- Embora a aceitação do cliente tenha sido citada como um potencial obstáculo para a adoção da IA por 40% dos varejistas globais, apenas 31% no Brasil disseram que seria um desafio para a implementação futura da IA no setor varejista.
A Pesquisa Global de Tecnologia do Varejista da Honeywell se concentrou em grandes varejistas nos EUA, Europa, América Latina, Índia e Oriente Médio e como eles estão utilizando tecnologias avançadas em suas operações, incluindo IA, automação, realidade aumentada, visão computacional e sensores. Os varejistas brasileiros participantes da pesquisa tiveram uma receita anual mínima de US$ 25 milhões.
Para saber mais sobre os resultados da pesquisa e como as tecnologias da Honeywell estão ajudando a moldar a nova era do varejo, acesse aqui