EUA criam 256 mil vagas de trabalho em dezembro

Já a a taxa de desemprego caiu para 4,1% no período

Andrew Kelly/Reuters

O mercado de trabalho dos Estados Unidos criou 256 mil postos de trabalho em dezembro, conforme os dados do relatório de emprego, o payroll, divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Departamento do Trabalho.

A expectativa do consenso LSEG/Reuters era de que a economia dos EUA gerasse 160 mil vagas no mês passado, após a criação de 227 mil empregos em novembro, o que representaria uma recuperação após as limitações causadas por furacões e greves. As estimativas para o mês variavam entre 120 mil e 200 mil postos de trabalho.

Além disso, a taxa de desemprego caiu para 4,1%, ligeiramente abaixo dos 4,2% previstos pelo mercado. Esses resultados indicam um mercado de trabalho ainda robusto, superando as expectativas, o que pode ter implicações para a política monetária do Federal Reserve e para a dinâmica econômica dos EUA.

Entre os desempregados, o número de desempregados permanentes diminuiu em 164.000 para 1,7 milhões em dezembro, mas é pouco diferente do ano anterior. O número de pessoas em situação temporária demissões, em 862.000, mudaram pouco ao longo do mês e ao longo do ano.

Em dezembro, os rendimentos horários médios de todos os empregados em folhas de pagamento privadas não agrícolas aumentaram em 10 centavos, ou 0,3 por cento, para US$ 35,69. Nos últimos 12 meses, os ganhos médios por hora aumentou 3,9 por cento.

Sair da versão mobile