O julgamento que iniciou dia 12 é mais um dos recentes casos de confrontos entre o governo americano e multinacionais de tecnologia. A principal acusação que o Departamento de Justiça reproduz é o fato do Google abusar de sua posição dominante nos serviços de busca pela internet.
Kenneth Dinner, procurador de justiça do Departamento de Justiça, afirmou que o Google manipula leilões de anuncios com o objetivo de aumentar os preços aos anunciantes.. Empresas como a Apple, FireFox e Samsung foram citadas como possível negociação ilegal envolvendo a instalação do buscador como padrão em seus serviços
Esse é o maior processo antitruste contra uma gigante desde o processo contra a Microsoft. Existe uma projeção de 10 semanas de julgamento.
O Google possui 90% do tráfego de pesquisa, os Estados Unidos acusa que a grande empresa só chegou nessa porcentagem e construiu esse monopólio pois explorou a posição dominante para excluir concorrentes.
A defesa da grande empresa argumenta que sua enorme cota de mercado provém da sua eficiência e facilidade em pesquisa.
O Departamento de Justiça ainda alegou que o Google paga mais de US$10 bilhões por ano para manter sua posição no mercado.