A Eve Air Mobility, integrada da Embraer, anunciou nesta terça-feira, 15, a assinatura de um contrato de financiamento no valor de R$ 500 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para contribuição para o desenvolvimento de sua fábrica de aeronaves elétricas de descolagem e pouso vertical (eVTOL) em Taubaté, São Paulo.
O financiamento faz parte do programa BNDES Mais Inovação, que reforça o compromisso da instituição com projetos de inovação e destaca os avanços da Eve na promoção da mobilidade aérea urbana (UAM) e na descarbonização da aviação, conforme comunicado da empresa.
“Estamos extremamente agradecidos pelo apoio e pela confiança contínua que o BNDES tem demonstrado à Eve, à medida que avançamos em nossa missão de transformar a mobilidade com experiências de voo urbano eficientes e sustentáveis”, afirmou Johann Bordais, CEO da Eve.
Para a Eve, o novo financiamento para a construção da fábrica representa um avanço significativo na parceria estabelecida com o BNDES, que teve início em 2022 com a aprovação de uma linha de crédito de R$ 490 milhões para apoiar o desenvolvimento do eVTOL da empresa. O atual contrato de financiamento está estruturado com subcréditos provenientes de fontes nacionais e internacionais, incluindo recursos em moeda estrangeira, e possui um prazo de 16 anos.
A Eve projeta uma produção total de até 480 aeronaves por ano, pretende expandir a capacidade da fábrica de forma modular, em quatro fases de 120 aeronaves cada. Essa abordagem permitirá um investimento disciplinado e eficiente em capital, adaptando-se ao crescimento do mercado de forma progressiva.