A fabricante de aeronaves elétricas Eve arrecadou 94 milhões de dólares em um aumento de capital, com a participação de investidores como a Embraer (EMBR3), sua controladora, e a japonesa Nidec, conforme informou a companhia nesta segunda-feira.
A empresa declarou que essa ação tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de sua aeronave eVTOL e envolve a emissão e venda de 23,5 milhões de ações a 4 dólares cada. A Nidec, em um comunicado separado, afirmou que seu investimento totalizará 20 milhões de dólares.
O presidente-executivo da Eve, Johann Bordais, disse à Reuters em junho que a empresa levantaria recursos em breve para financiar seu “táxi voador” até sua certificação, esperada para 2026.
A transação, que inclui a emissão de novas ações ordinárias e opções de subscrição, tem participação de um grupo diversificado de empresas industriais globais, incluindo a própria Embraer, a Nidec e outros investidores financeiros. “Os novos recursos, junto com o caixa e as linhas de crédito existentes, garantem um ótimo posicionamento da Eve que continua a avançar no desenvolvimento e fabricação do eVTOL“, disse Eduardo Couto, diretor financeiro da Eve.
A aeronave utiliza uma configuração de decolagem e cruzeiro com rotores dedicados para o voo vertical e asas fixas para voar em cruzeiro, sem a necessidade de componentes para a transição durante o voo. O conceito mais recente inclui um propulsor elétrico alimentado por motores elétricos duplos que proporcionam redundância de propulsão.