Evento celebra lançamento da primeira publicação da Exame | Saint Paul

Por: Thaïs Grandisoli

Coautores de Negócios Sustentáveis: Integrando governança, gestão ambiental e responsabilidade social se reuniram com seus convidados na Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi, nesta quinta-feira, para celebrar o lançamento da obra — a primeira publicação editorial da Exame | Saint Paul.

O livro, que combina teoria com estudos de caso, é resultado de um projeto que teve início quando um grupo de alunos do Programa Avançado em ESG e Sustentabilidade foi convidado a registrar em texto suas experiências práticas no mercado, aliadas ao conhecimento adquirido em sala de aula.

“Hoje é a celebração de mais uma entrega de produto… de um super projeto. Minhas expectativas foram mais do que ultrapassadas,” diz Nathália Pinheiro, coordenadora editorial da obra.

Nathália explica que a proposta surgiu ao perceber o potencial do corpo discente da instituição, composto por profissionais com atuação e reconhecimento no setor.

“Eu fiz parte da turma número um do programa,” diz Jorge Feliciano, executivo de recursos humanos.

Jorge conta que mergulhou nos estudos sobre ESG durante a pandemia e, rapidamente, desenvolveu uma forte conexão com o tema. “Logo depois acabei encarregado da agenda de ESG da minha empresa,” diz o executivo.

Apesar de observar que a palavra ESG foi marginalizada ao longo dos anos, Feliciano reforça a importância contínua da pauta.

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), um conjunto de critérios que avaliam o desempenho sustentável e ético de empresas. Os três pilares consideram aspectos essenciais como o impacto ambiental das operações, o compromisso social com colaboradores e comunidades, e a integridade na governança corporativa. A adoção de práticas ESG tem se tornado prioridade para investidores e consumidores que buscam empresas alinhadas com valores éticos e de longo prazo.

“Nasci em uma favela, sou filho de uma empregada doméstica e um homem negro,” diz Feliciano, “Pensei a princípio que eu tinha tudo para dar errado.”

O executivo relata que a agenda ESG, por tratar de temas como igualdade, diversidade, inclusão e aprendizado, o tocou de maneira pessoal. “É possível através da educação, principalmente, e das relações e conexões saudáveis, é possível você prosperar na vida,” ele completa.

Sua contribuição para o livro inclui um capítulo sobre liderança em meio ao caos e às adversidades.

“É uma agenda humana, não é uma agenda de coisas. É para as pessoas. Não tem como não se apaixonar pois tem muito a ver com meu propósito,”

O evento contou com a presença de colegas, alunos e convidados. “Está sendo um sucesso! A gente se surpreendeu muito com a quantidade de pessoas que vieram,” diz Valdirene Souza, bibliotecária na Exame | Saint Paul, que compareceu para prestigiar sua amiga e chefe, Tatiana Bernacci Sanchez, uma das coautoras da obra.

Com lançamento bem-sucedido e adesão do público, Negócios Sustentáveis inaugura uma nova fase para a Exame | Saint Paul, que aposta na força do conhecimento compartilhado como ferramenta para transformar a liderança empresarial e promover um futuro mais justo, sustentável e humano.

Sair da versão mobile