• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
segunda-feira, 19 maio, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Governança

Eventos climáticos e o panorama ESG no Brasil

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
17/01/2024
em Governança, Negócios
A A

LEIA TAMBÉM

Brasil vira referência em plataformas no-code para agentes de IA

Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships

Este artigo relata um estudo realizado pela Amcham Brasil, uma entidade sem fins lucrativos que reúne 4.000 empresas brasileiras e multinacionais, responsáveis por 33% do PIB.

O ano de 2023 foi marcado pela quantidade de eventos climáticos extremos. Podemos citar o fenômeno do El Niño, que provocou chuvas intensas no Sul e seca no Norte – que impactou mais de 200 mil pessoas, o que levou o governo federal a criar uma comitiva para visitar a região e criar ações de apoio a vítimas dessa catástrofe. Os riscos climáticos transpassam toda a economia e organizações de todos os setores, embora muitas companhias não estejam preparadas para lidar com as mudanças do clima. 

Quais decisões os executivos brasileiros têm tomado frente a esses eventos climáticos para seguir a agenda ESG? Um recente relatório da Amcham Brasil identificou que 82% dos executivos brasileiros devem liderar ativamente a agenda ESG no país. A pesquisa ainda destaca que, para 48% dos respondentes o maior desafio é conscientizar e capacitar equipes e lideranças sobre a importância das práticas sustentáveis.

Para saber o formato de atuação das empresas, é necessário entender no que consiste a prática ESG. A sigla tem como significado Environmental, Social and Corporate Governance (Ambiente, Social e Governança Corporativa), um conjunto de políticas utilizadas para orientar empresas, investimentos e escolhas de produtos focadas na sustentabilidade.   

De volta ao relatório, é possível identificar que 50% das empresas observadas não são signatárias do Pacto Global da ONU, que tem como um de seus projetos a Ação pelo Clima, com o objetivo de construir uma economia resiliente e de carbono neutra.

Essa porcentagem revela como o mercado brasileiro ainda tem um longo caminho a percorrer no que diz respeito às práticas ESG. Entre os entrevistados, 12% das empresas se consideram pioneiras e referências em ESG e 35% estão buscando adotar melhores práticas, ao restante ainda há muito a ser feito nesse aspecto. 

Para 38% dos respondentes, a principal dificuldade é a mensuração e monitoramento de indicadores, enquanto 32% mencionam a ausência de uma cultura forte de sustentabilidade. Outro desafio enfrentado pelo mercado é o nível de conhecimento e experiência no tema. Isso indica a necessidade de investir em educação corporativa voltada ao ESG e capacitar lideranças e colaboradores.  

A Indústria é o setor que mais tem investido na implementação de práticas de impacto social. O investimento na formação e capacitação dos funcionários está presente em 70% das indústrias entrevistadas.

Finalizando o relatório, algumas diretrizes foram apontadas como fatores críticos de sucesso, são elas: capacitação, conscientização e sensibilização, além de ação e dedicação de recursos para investimento.

Pedro Chiamulera, fundador da Clear Sale, relatou que ” Os empresários possuem capacidade de impactar significativamente a vida das pessoas e dos planetas, tanto no âmbito como na sociedade como um todo. É crucial ter consciência da interação entre uma empresa e todos os seus stakeholders, uma vez que isso pode definir o futuro do próprio negócio”.   

Cassia Messias, conselheira do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, também comentou sobre a pesquisa. ” Os executivos precisam de mecanismos para medir e antecipar riscos ambientais e sociais, a fim de evitar perdas financeiras. O momento atual exige que as empresas transformem questões socais e ambientais em vantagem competitva, para que investidores e agentes financeiros percebam o valor gerado pelo negócio”. 

Tags: ESGEventos climáticosGovernança
Anterior

Economia Criativa será responsável por 8,4 milhões de profissionais em 2030

Próximo

No Brasil, investidores em criptomoedas aumenta 22 vezes em quatro anos

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Brasil vira referência em plataformas no-code para agentes de IA
IA

Brasil vira referência em plataformas no-code para agentes de IA

por Thaïs Grandisoli

Startups brasileiras impulsionam uso de inteligência artificial sem exigir conhecimento técnico O Brasil tem ganhado destaque no cenário global de...

Leia maisDetails
Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships e prevê expansão da marca

Coala Music anuncia Thiago Custódio como Head of Partnerships

Resposta em até 5 minutos aumenta em 21 vezes a chance de fechar negócio, revela estudo

Resposta em até 5 minutos aumenta em 21 vezes a chance de fechar negócio, revela estudo

O ENGANO DAS MÉDIAS!

O ENGANO DAS MÉDIAS!

Maio Amarelo reacende discussão sobre acidentes de trânsitos e seus impactos

Maio Amarelo reacende discussão sobre acidentes de trânsitos e seus impactos

Fusão entre Cogna e Yduqs perde tração após resultados fracos e desalinhamento de valuation

Fusão entre Cogna e Yduqs perde tração após resultados fracos e desalinhamento de valuation

Próximo
No Brasil, investidores em criptomoedas aumenta 22 vezes em quatro anos

No Brasil, investidores em criptomoedas aumenta 22 vezes em quatro anos

Planejamento da colheita é a melhor alternativa técnico-econômica para a cana-de-açúcar

Planejamento da colheita é a melhor alternativa técnico-econômica para a cana-de-açúcar

F360 Contábil é lançado para facilitar ainda mais a gestão dos negócios de seus clientes

F360 Contábil é lançado para facilitar ainda mais a gestão dos negócios de seus clientes

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.