A confiança no corretor de imóveis segue como fator decisivo no processo de compra e a opinião é global. Novo Relatório 2025 Home Buyers and Sellers Generational Trends, da National Association of REALTORS revelou que 88% dos compradores norte-americanos adquiriram seu imóvel com o suporte de um profissional qualificado, índice ainda mais expressivo entre a geração Millennial, que tem entre 29 a 44 anos de idade (90%). O principal motivo apontado é o auxílio oferecido para encontrar o imóvel certo (49%), seguido da negociação de termos e preços. O levantamento diz ainda que os critérios mais valorizados pelos compradores na escolha do profissional são experiência (23%), honestidade (19%) e reputação (15%), o que se conecta com a pesquisa feita no Brasil no ano passado pelo Grupo OLX.
Para Bruno Cassola, corretor de imóveis especializado no mercado de luxo com imobiliária em Balneário Camboriú, a explicação para estes dados está no nível cultural e de exigência do consumidor atual. Para conquistar essa confiança, segundo ele, não basta dominar apenas os aspectos técnicos do mercado, é essencial oferecer uma consultoria personalizada, que considere o perfil, os objetivos e o momento de vida de cada cliente. “O corretor deixou de ser apenas um intermediador e passou a atuar como um consultor de investimentos imobiliários. Esse atendimento é o que transforma a relação comercial em uma experiência de valor”, comenta o especialista, que tem quase 20 anos de experiência e atuação no litoral norte catarinense, uma das regiões mais valorizadas do país.
Embora muitos compradores iniciem a busca por imóveis de forma autônoma pela internet, o fechamento da compra ainda passa pelas mãos do corretor, segundo Cassola. Para ele, isso demonstra que ter uma presença digital forte é um diferencial relevante, mas o atendimento de excelência é o que fideliza. “Hoje, as pessoas querem mais do que informações, elas querem conexão, transparência e segurança na hora de fazer um investimento, especialmente quando se trata do mercado de alto padrão. Quando o corretor entrega conteúdo relevante e informa com clareza, ele reforça sua credibilidade”, explica Cassola, que soma milhares de visualizações em seus vídeos no YouTube e Instagram com tours por imóveis de alto padrão no litoral catarinense.
A fidelização também é um reflexo direto da confiança construída ao longo do processo. Segundo o relatório internacional, 88% dos consumidores afirmaram que negociariam com o mesmo corretor novamente ou o recomendariam a outras pessoas, o que reforça o impacto duradouro de uma experiência positiva. Para garantir vendas sólidas e uma carteira de clientes consolidada, Cassola afirma que é importante usar a inovação a seu favor, seja por meio de novas tecnologias, de métodos mais eficientes de relacionamento/atendimento ou da forma como o corretor enxerga o futuro da profissão. “Inovar não é apenas adotar ferramentas digitais, mas pensar cada etapa do atendimento para surpreender o cliente e agregar valor real à jornada de compra”, finaliza.