Expocacer bate recorde e registra aumento de 41% em exportação de cafés

O mercado cafeeiro também está em ascensão devido à crescente cultura de consumo da bebida entre a população mais jovem

Com mais de 550 mil sacas de 60kgs vendidas para o mercado externo, a Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Expocacer) registra um aumento de 41% nas exportações de café, em comparação ao ano todo de 2023, batendo um recorde. O volume equivale a um faturamento de cerca de 840 milhões de reais. Já para o mercado interno a comercialização somou mais de 870 mil sacas de 60kgs, com faturamento de 1 bilhão de reais, totalizando cerca de 1,9 bilhões de reais em receita no ano de 2024.

“Na Expocacer trabalhamos continuamente para oferecer cafés de alta qualidade, o que é resultado do empenho e dedicação de nossos produtores. Recentemente, demos passos importantes para fortalecer nossa presença internacional, com a abertura de representações comerciais na Coreia do Sul e no Reino Unido, além de um hub logístico nos Estados Unidos, inaugurado em 2024. Essas ações têm sido determinantes para ampliar nossa competitividade, otimizar operações e impulsionar as exportações, permitindo-nos alcançar novos mercados e estabelecer parcerias estratégicas de grande relevância”, destaca Ítalo Henrique, Diretor Comercial da Expocacer.

O mercado cafeeiro também está em ascensão devido à crescente cultura de consumo da bebida entre a população mais jovem. A cooperativa exporta café para mais de 35 países, os principais destinos são França, Bélgica, Japão, Itália, Reino Unido, Espanha, Coreia do Sul e Estados Unidos, liderando o ranking com cerca de 15% de toda a exportação da Expocacer.

De acordo com a Mordor Intelligence, o tamanho do mercado cafeeiro global é estimado em US$ 132 bilhões, e deverá atingir cerca de US$ 166 bilhões até 2029, crescendo a um CAGR (Taxa de Crescimento Anual Composta) de 4,72% durante o período de previsão. O aumento da renda disponível aliado à urbanização é o principal fator que contribui para o crescimento deste mercado, além da procura cada vez maior por produtos éticos do ponto de vista social e ecológico. Os consumidores buscam cafés certificados e rastreáveis para garantir a credibilidade da bebida.

“O crescimento no número de consumidores consciente tem sido um dos principais fatores para o aumento de nossas exportações. As novas gerações, como Millennials e a Geração Z, desempenham um papel central nesse cenário, com uma demanda cada vez maior por produtos que reflitam valores de sustentabilidade, responsabilidade ambiental e transparência. Nossos cafés são certificados com selos como regenerativo, baixo carbono e orgânico, além de garantirem rastreabilidade completa, e estão alinhados a essas expectativas, fomentando ao consumidor a confiança de conhecer a origem do grão”, diz Simão Pedro de Lima, Diretor Presidente Executivo da Expocacer.

Neste cenário, a Expocacer se destaca por oferecer cafés de origem controlada, que atendem à crescente demanda por experiências degustativas únicas. “Além de preservar a qualidade da Região do Cerrado Mineiro, trabalhamos para entregar aos nossos parceiros comerciais uma oferta que acompanha as tendências de inovação do mercado, alinhando-se às expectativas de consumidores que buscam sabores novos e diferenciados”, finaliza o Diretor Comercial da Expocacer.

Sair da versão mobile