A Expocacer (Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado Ltda.) será palco da 1ª edição do concurso Internacional de Torra Brasil x Japão. O evento inicia no próximo domingo, 24 de agosto, das 8h às 12h, no Centro de Excelência do Café do Cerrado (CEC Cerrado), em Patrocínio (MG) e terá o anúncio oficial dos resultados e entrega das premiações realizados em cerimônia especial na sede administrativa da Expocacer, no dia 25 de agosto.
A iniciativa visa promover a excelência na torra de cafés especiais e fortalecer a conexão entre culturas por meio do café e reunirá representantes do setor cafeeiro, autoridades e convidados.
O 1º concurso Internacional de Torra Brasil x Japão é promovido pela Expocacer em parceria com a Cerrad Coffee & Company Ltda., Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Fundação de Desenvolvimento do Cerrado Mineiro (Fundaccer) e patrocínio da Atilla, fabricante de torradores inteligentes, marca considerada uma referência no mercado de cafés especiais.
Para a gerente comercial de cafés especiais da Expocacer, Sandra Moraes, o evento reforça o papel de Patrocínio e da Região do Cerrado Mineiro como referência internacional em cafés de qualidade.
“É uma grande honra para a Expocacer sediar uma competição desse porte. Além de evidenciar o potencial da nossa região, o concurso estreita laços comerciais e culturais com um mercado exigente como o japonês, valorizando ainda mais o trabalho dos nossos cooperados e a tradição do Cerrado Mineiro em cafés de excelência.”
A disputa reunirá quatro mestres de torra de renome internacional: os brasileiros Michael de Alcântara (campeão do Torrefação do Ano Brasil 2024) e Roberta Bazilli (vice-campeã), além dos japoneses Ishikawa Nene (campeã do Torra Japão 2024 – Road to Brazil) e Kazuo Nitta (vice-campeão).
Premiação
Os vencedores receberão cafés especiais da Região do Cerrado Mineiro, distribuídos em diferentes proporções: 1º lugar: 60 kg; 2º lugar: 40 kg; 3º lugar: 30 kg e 4º lugar: 20 kg.
Sobre os competidores brasileiros
Michael de Alcântara, produtor e mestre de torra em Piatã (BA), na Chapada Diamantina. Há mais de 18 anos se dedica ao ofício, unindo tradição, pesquisa e sustentabilidade. Seu trabalho é reconhecido pela produção de cafés de excelência, cultivados em sua Fazenda Divino Espírito Santo.
Roberta Bazilli, produtora e mestre de torra, representa a quinta geração da família Bazilli. À frente do Café Bazilli, alia tradição e inovação, levando cafés que já chegaram à mesa de líderes mundiais, como os Papas Bento XVI e Francisco. Roberta é referência feminina na cafeicultura brasileira, com forte presença no cenário de cafés especiais.
Para Carlos Akio, chefe de escritório de embarque da Cerrad Coffee & Company Ltda., o concurso simboliza um marco para a construção de novas oportunidades entre Brasil e Japão.
“A parceria da Cerrad Coffe com a Expocacer existe há 35 anos e isso aconteceu justamente pela qualidade dos cafés dos cooperados, que atendem o padrão de exigência do Japão. O Japão é um dos países mais relevantes para o consumo de cafés especiais no mundo e por isso acreditamos que ao reunir mestres de torra dos dois países, criamos também um ambiente de colaboração, aprendizado e negócios que beneficiarão toda a cadeia cafeeira.”
Serviço
1º Concurso Internacional de Torra – Brasil x Japão
Data: 24 de agosto (domingo)
Horário: 8h às 12h
Local: CEC Cerrado (Centro de Excelência do Café do Cerrado) – Patrocínio (MG)
Entrada gratuita
Cerimônia de premiação e anúncio dos vencedores
Data: 25 de agosto (segunda-feira)
Local: Auditório da Expocacer – Patrocínio (MG)