Um suposto mega vazamento de dados atingiu pelo menos 183 milhões de contas de serviços de e-mail como Gmail, Outlook e Yahoo, expondo endereços e senhas de usuários. A informação foi divulgada pelo site Have I Been Pwned, plataforma especializada em monitorar incidentes de segurança na internet.
O ataque não é recente, tendo sido descoberto em abril de 2025. Contudo, a equipe da plataforma identificou recentemente mais 16,4 milhões de contas vulneráveis que não haviam sido detectadas na época. Ao todo, o vazamento totaliza 3,5 terabytes de dados, distribuídos em volumes que reúnem cerca de 23 bilhões de linhas com informações de usuários.
De acordo com o Have I Been Pwned, a captura desses logins e senhas ocorreu por meio da técnica conhecida como Infostealers – programas maliciosos projetados para infectar dispositivos e roubar dados pessoais.
Uma vez instalado no computador, o software permite que o criminoso acesse as credenciais da vítima no exato momento em que ela as insere em um site que exige login, como serviços de e-mail ou lojas virtuais. Desta forma, são obtidos o endereço do site acessado, o e-mail e a senha da vítima.
Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, o criador do Have I Been Pwned, Troy Hunt, confirmou que outras empresas também foram afetadas pelo vazamento, mas não especificou quais.
Para verificar a segurança de sua conta, o público pode acessar o site do Have I Been Pwned e checar se seu endereço de e-mail foi comprometido neste ou em outros vazamentos, ajudando a identificar riscos de segurança.
*Com informações do G1









