As cidades interioranas têm impulsionado o crescimento do franchising e essa força acontece devido ao crescimento econômico regional. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF) das 30 cidades que mais cresceram em operação em 2024, quase 50% (14 delas) não são capitais, em 2022 eram 12.
A expansão da Fast Tennis, rede de academias de tênis que traz uma proposta inovadora e se dedica a transformar a prática do esporte em uma experiência única e divertida, reflete esse movimento e a franquia mira em municípios com mais de 50 mil habitantes como uma das estratégias de crescimento. Em 2025, a rede prevê faturar R$25 milhões e deve encerrar o ano com 30 unidades em cidades interioranas, sendo uma delas em São Sebastião do Paraíso (MG), prevista para fevereiro.
De acordo com o CEO da franquia, Lucas André, essas localidades têm apresentado excelente desenvolvimento econômico nos últimos anos e isso aumenta o poder de compra dos potenciais clientes. “A população busca por mais opções de produtos e serviços e têm preferências por tudo que se alinhe ao seu estilo e qualidade de vida. Outro ponto positivo para expansão é o menor custo operacional, o que é favorável para instalação e manutenção das quadras”, explica.
A entrada em cidades do interior também contribui para democratizar o acesso a produtos de qualidade. “Enxergamos esses locais além do aumento de clientes para aumentar a base, mas como possibilidades de criar relações locais e fortalecimento da marca. Isso reforça nosso compromisso em atender diferentes públicos e possibilitar acesso de qualidade ao esporte”, completa.
Além da nova unidade, a rede possui operações em Belo Horizonte (MG), com 8 quadras implementadas, Rio de Janeiro, São Caetano do Sul, São Paulo e Alphaville, com uma operação cada, até o fim de 2025 serão 64 em operação e mais de 50 em implantação.