Fazendas do Cerrado Mineiro adotam irrigação inteligente em projeto piloto

Sensores eletrônicos instalados no Cerrado Mineiro Divulgação

A agricultura inteligente acaba de ganhar um reforço no Cerrado Mineiro. A xFarm Technologies, empresa suíça especializada em digitalização da agricultura, oficializou sua associação ao Consórcio Cerrado das Águas (CCA), iniciativa que promove a resiliência hídrica e a sustentabilidade na cafeicultura. O objetivo é expandir o uso de tecnologias avançadas para manejo de irrigação, apoiando 20 cafeicultores locais na economia de água e na adaptação às mudanças climáticas nessa nova etapa do projeto.

A parceria foi consolidada após dois anos de projetos-piloto bem-sucedidos, realizados em conjunto e com subsídios da Fundação Giuseppe e Pericle Lavazza, que também apoia essa nova fase. Produtores participantes do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) do CCA já vêm utilizando soluções digitais desenvolvidas especialmente para o cultivo de Coffea arabica L., alcançando até 30% de economia de água nas lavouras.

“É com grande satisfação que recebemos mais uma parceria. A xFarm Technologies se alinha ao propósito do CCA de garantir a água de hoje e de amanhã para produtores e comunidades. Com sistemas de irrigação mais eficientes, o uso de água é otimizado, ampliando ganhos sociais, ambientais e agronômicos. Essa união entre conhecimento e inovação fortalece a segurança hídrica da região”, destaca o presidente do CCA, Marcelo Urtado.

Durante a fase inicial da cooperação, foram instaladas estações meteorológicas nas propriedades participantes, criando uma rede de monitoramento climático no Cerrado Mineiro. Além disso, os produtores testaram o novo módulo de Irrigação da xFarm Technologies, que dispensa sensores físicos ao utilizar dados de satélite, tornando a solução escalável e acessível a mais cafeicultores brasileiros. Atualmente, cerca de 15 produtores do PIPC, totalizando 334,8 hectares, participam do projeto conjunto, baseado em um modelo preditivo desenvolvido especificamente para a irrigação de plantações de Coffea arabica L..

Para a xFarm Technologies, a experiência reforça o papel da tecnologia como aliada da sustentabilidade. “No âmbito do projeto, os resultados confirmam que a digitalização e o uso de tecnologias avançadas podem ser determinantes para tornar a agricultura mais sustentável do ponto de vista econômico e ambiental, transformando-a em um agente de combate às mudanças climáticas”, afirma o Head of Sales Execution da xFarm Technologies, Giacomo Luddeni.

Com a entrada da xFarm Technologies, o consórcio fortalece sua missão de construir paisagens produtivas sustentáveis e corredores de agricultura inteligente no Cerrado Mineiro, região reconhecida mundialmente pela qualidade de seu café e protegida pela Denominação de Origem Região do Cerrado Mineiro.

A xFarm Technologies é uma empresa de tecnologia que visa digitalizar o setor agroalimentar, fornecendo ferramentas inovadoras que auxiliam produtores e stakeholders na gestão de suas propriedades. Criada a partir da fusão entre xFarm e Farm Technologies em 2021, desenvolve e oferece aplicativos para a gestão agrícola, sensores conectados, suporte em projetos de Transformação Digital, algoritmos aplicados à agricultura e atividades de capacitação para todo o setor. Combinando tecnologias de IA ao seu forte know-how agronômico, a xFarm Technologies apoia o trabalho de mais de 550.000 propriedades agrícolas, pertencentes a mais de 100 cadeias produtivas, em mais de 14 milhões de hectares, distribuídos em mais de 100 países.

O Consórcio Cerrado das Águas é uma plataforma colaborativa que inclui vários setores, como empresas, governo e sociedade civil. O CCA é uma iniciativa da cadeia produtiva do café que busca construir resiliência hídrica no Cerrado Mineiro, por meio de estratégias que promovam o melhor uso da terra, garantindo a continuidade da produção de café na região e mitigando o impacto das mudanças climáticas.

Por meio do Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC), a equipe do CCA orienta, apoia e incentiva o produtor na implementação de estratégias para a provisão de serviços ecossistêmicos, com foco na melhoria da oferta dos recursos hídricos a todos os produtores, cujas propriedades são adjacentes a uma determinada bacia, tornando a região resiliente às mudanças climáticas. Como resultado, o CCA possui 202 hectares de área de vegetação nativa conservada, 4 mil hectares de área de agricultura em processo de transição para a agricultura regenerativa e 150 mil pessoas beneficiadas.

A iniciativa possui como membros associados as seguintes empresas: Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, Cofco International, Volcafe, NKG Stockler, Daterra, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, CerVivo, Starbucks Farmer Support Center, JDE Peet´s, EISA e xFarm Technologies. Além disso, a plataforma possui os parceiros-chaves como a Prefeitura de Municipal de Serra do Salitre e a Prefeitura Municipal de Coromandel. 

Sair da versão mobile