O Comitê Federal de Mercado Aberto, do Federal Reserve, decidiu por manter a taxa de juros dos Estados Unidos em 5,25% a 5,50% ao ano. No comunicado divulgado junto com a decisão, o Fomc afirmou que os diretores avaliam que os riscos de alcançar as metas de emprego e inflação estão se movendo em direção a um “melhor equilíbrio”, mas que o cenário ainda requer atenção.
“O Comitê não espera que seja apropriado reduzir a faixa de meta até que tenha adquirido maior confiança de que a inflação está se movendo de forma sustentável em direção a 2%. Além disso, o Comitê continuará reduzindo suas participações em títulos do Tesouro, dívidas e títulos hipotecários, conforme descrito em seus planos previamente anunciados. O Comitê está fortemente comprometido em retornar a inflação ao seu objetivo de 2%”, diz o comunicado do Fed.
O Fomc informou que, ao avaliar a orientação adequada da política monetária, vai continuar a monitorar as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas. E renovou o aviso de que estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária caso surjam riscos que possam impedir a consecução dos objetivos do Comité.
O monitor de juros FedWatch, do CME Group apontava até o início da tarde de quarta-feira, 94,8% do mercado apostava na manutenção da taxa, enquanto 5,2% ainda previam uma alta de 0,25 ponto percentual.