O ano de 2026 será recheado de atrações gastronômicas na praia e na montanha. Os festivais Folha Sabores da Praia – Edição Ilhabela e Folha Sabores da Montanha, realizado em diversos destinos de inverno nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, já têm data para começar.
Chegando em sua terceira edição, o Sabores da Praia será realizado entre os dias 2 de abril e 3 de maio de 2026 e o Sabores da Montanha, entre os dias 3 de junho e 26 de julho de 2026, que chegará à sua quarta temporada. Os eventos são realizados em parceria entre a Sabores da Praia, Sabores da Montanha e Folha de S,Paulo, por meio de seu clube de assinantes Folha Gourmet.
Ambos festivais acontecem entre os próprios restaurantes participantes, como forma de incentivar o público a frequentar os estabelecimentos para degustar os pratos inscritos e, desta forma, conhecer outras opções do cardápio. Nos dois eventos, assinantes da Folha de S.Paulo têm 15% de desconto nos pratos participantes.
“Desafios”
Em 2026, os dois festivais, realizados em regiões distintas, serão interligados. Durante o 3º Festival Gastronômico Folha Sabores da Praia – Edição Ilhabela, chefs renomados da Serra da Mantiqueira serão convidados e “desafiados” a preparar pratos típicos caiçaras. Por outro lado, chefs que dominam as receitas caiçaras também serão “desafiados” a produzir pratos típicos da Mantiqueira, durante o 4º Festival Gastronômico Folha – Sabores da Montanha.
“Será uma brincadeira saborosa que proporcionará aos chefs convidados a possibilidade de produzir pratos fora de suas respectivas regiões, com culturas gastronômicas diferentes. O público terá a oportunidade de assistir chefs acostumados ao frio enfrentando o calor natural do litoral, enquanto os chefs caiçaras, habituados à brisa fresca do mar, encarando o friozinho da serra”, destaca Reginaldo Pupo, da organização dos dois festivais.
Segundo ele, quem ganhará com o intercâmbio entre os chefs da montanha e do litoral será o público. “Moradores e turistas terão a experiência de degustar receitas incríveis, preparadas por chefs badalados e reconhecidos por suas criações em suas regiões de origem”.
Sabores da Praia
Em Ilhabela também estão previstos jantares com chefs locais, que estarão preparando seus pratos diretamente para moradores e turistas presentes aos restaurantes participantes. “A interação do público com alguns chefs permitirá aos restaurantes mostrar aos seus clientes como são preparados alguns de seus carros-chefes, assim como os profissionais da cozinha terão a oportunidade de prepará-los ao vivo para um público apaixonado por gastronomia”, antecipa Pupo.
O grande destaque do festival são os frutos do mar. Alguns restaurantes conseguem obter os insumos frescos diretamente de pescadores artesanais da própria ilha, que, diariamente, descarregam seus pescados nas primeiras horas da manhã. O resultado é o preparo de pratos com frutos do mar frescos, garantindo mais sabor e preservando sua qualidade.
Sabores da Montanha
O Festival Gastronômico Folha – Sabores da Montanha é considerado o maior da Serra da Mantiqueira e também agrega a Serra da Bocaina (SP e MG), Serra Verde Imperial (Petrópolis/Teresópolis), Serra da Canastra (MG), Circuito das Águas Paulista (com destaque para Socorro e Serra Negra), Sul de Minas Gerais e Visconde de Mauá e Região.
Em 2025 participaram restaurantes, bares, gastrobares, cafeterias, hamburguerias artesanais, pizzarias, chocolatarias, cervejarias e produtores artesanais de 18 municípios dessas regiões, com 81 estabelecimentos participantes. A cidade de Campos do Jordão é o hub do festival, ou seja, a cidade sede do evento.
Em Ilhabela, o 3º Festival Gastronômico Folha Sabores da Praia tem apoio institucional do Ilhabela Convention & Visitors Bureau, Secretaria de Desenvolvimento e Turismo de Ilhabela, Acei (Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela) e Portal Hora Campinas, com patrocínio da Zeekr, marca de veículos elétricos de luxo e alta performance.
O 4º Festival Gastronômico Folha – Sabores da Montanha tem correalização do Grupo Cozinha da Mantiqueira, de Campos do Jordão; da Secretaria de Turismo de Campos do Jordão e da Astur (Associação de Turismo de Socorro).





