Firecrawl levanta R$ 81 milhões em rodada com Nexus VP e Y Combinator

Caleb Peffer (CEO) , Nicolas Silberstein Camara (CTO) e Eric Ciarla (CMO) Divulgação

Firecrawl, startup especializada em estruturar dados e informações da internet para alimentar sistemas de inteligência artificial (IA), acaba de levantar R$ 81 milhões em uma rodada de investimento Série A. O aporte foi liderado pela gestora americana Nexus VP e contou com follow-on da aceleradora Y Combinator. Também participaram investidores estratégicos como Tobias Lütke, CEO da Shopify. Com os recursos, a startup pretende expandir a operação no Brasil, avançar no aprimoramento das tecnologias proprietárias e investir globalmente em marketing.

A startup foi fundada pelo brasileiro Nicolas Silberstein Camara (CTO), em parceria com os norte-americanos Caleb Peffer (CEO) e Eric Ciarla (CMO). O produto original era uma plataforma de IA que permitia às empresas criarem assistentes personalizados para responder perguntas técnicas com base na documentação, mas o grupo decidiu mudar de direção após identificar um problema recorrente entre desenvolvedores: a dificuldade em extrair e organizar dados da web para alimentar aplicações de inteligência artificial. A Firecrawl passou, então, a concentrar esforços em uma ferramenta criada internamente, disponibilizada como código aberto, que rapidamente ganhou tração. A adesão da comunidade e os casos de uso levaram os fundadores a transformá-la no produto central da startup.

Hoje, a Firecrawl atende mais de 6.500 empresas globalmente, sendo mais de mil localizadas no Brasil — entre elas nomes como Shopify, PwC e Zapier. O país vem ganhando protagonismo dentro da estratégia da startup. 

“O Brasil tem sido um polo relevante na adoção de soluções voltadas à IA. A comunidade de desenvolvedores é forte, e muitas empresas já estão usando a Firecrawl para construir agentes, chatbots e ferramentas de automação com dados da web”, afirma Nicolas Silberstein Camara, CTO da empresa.

A plataforma da Firecrawl é open source e funciona como uma API que coleta e organiza informações disponíveis na internet, transformando páginas desestruturadas em dados legíveis por modelos de linguagem (LLMs) e sistemas baseados em IA. A solução é utilizada por empresas que desenvolvem assistentes virtuais, realizam enriquecimento de dados, conduzem pesquisas automatizadas ou alimentam produtos internos com grandes volumes de informação online. A base global de clientes inclui também companhias como Nvidia, OpenAI, MongoDB e DoorDash.

Com um time de apenas dez pessoas e receita compatível com startups em estágio de Série B, a Firecrawl pretende usar os recursos da nova rodada para aprimorar sua tecnologia e ampliar o alcance entre desenvolvedores, mantendo uma estrutura enxuta. “Nosso foco está em escalar com eficiência. Investimos em talentos altamente autônomos e no uso de agentes de IA para aumentar a produtividade. Acreditamos que esse modelo é mais sustentável do que inchar a operação”, afirma Nicolas Silberstein Camara, CTO da empresa.

A estratégia também prevê o fortalecimento da operação no Brasil, com novos canais de suporte e relacionamento com clientes locais, além da ampliação de ações de marketing — hoje responsáveis por mais de 95% da base de usuários de forma majoritariamente orgânica. “O Brasil tem uma comunidade técnica muito ativa. Queremos estar mais próximos para apoiar casos de uso locais e colaborar com o ecossistema de forma mais estruturada”, afirma Rafael Miller, Principal Full-Stack Developer da Firecrawl.

“Nos posicionamos como infraestrutura crítica para a nova economia baseada em agentes e modelos de IA. Não somos um agente, mas uma camada essencial para que esses sistemas funcionem com dados confiáveis”, completa Camara.

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