O Grupo Fleury (FLRY3) anunciou nesta terça-feira (28) um movimento de expansão regional com a aquisição da totalidade das quotas do Laboratório São Lucas (LSL). A transação, avaliada em R$ 34 milhões, reforça a presença da companhia no interior do estado de São Paulo.
De acordo com o fato relevante divulgado pela empresa, a aquisição foi precificada com um múltiplo implícito de 3,4 vezes o EV/EBITDA (Valor da Firma sobre Lucro antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) pós-sinergias, e 4,5 vezes antes da consideração dos ganhos sinérgicos.
O Laboratório São Lucas atua na área de exames de análises clínicas e vacinação, operando em três unidades de atendimento localizadas nos municípios de Rio Claro e Santa Gertrudes. Nos últimos 12 meses encerrados em maio de 2025, o LSL registrou uma receita de R$ 24 milhões. O Fleury informou ainda que a transação não concede direito de recesso aos seus acionistas.
A compra do Laboratório São Lucas, em Rio Claro e Santa Gertrudes, reforça a estratégia de interiorização do Fleury, focada em regiões com alto potencial socioeconômico e elevada penetração de planos de saúde. No caso de Rio Claro, por exemplo, a penetração é de 45%, superior à média nacional de 25%.
A CEO da companhia, Jeane Tsutsui, destaca a grande disciplina na análise das empresas a serem adquiridas, que são avaliadas sob aspectos estratégicos, culturais e econômico-financeiros. O múltiplo EV/EBITDA de 3,4 vezes (pós-sinergias) na aquisição do LSL é um exemplo dessa rigidez na precificação.
O Grupo Fleury tem se posicionado como um ecossistema de saúde, expandindo para novos elos da cadeia além do diagnóstico, como Ortopedia, Oftalmologia e Infusões. Desde 2017, a empresa já realizou mais de 20 aquisições.
A empresa também investe em inovação e tecnologia para ganho de produtividade e redução de custos, como o uso de drones para transporte de amostras e a inauguração do Núcleo Técnico Operacional (NTO) em São Paulo, o maior da América Latina em exames especializados.









