No dia 4 de novembro, no Rio de Janeiro, o Fluminense e o Boca Juniores farão final em jogo único na disputa para a conquista da CONMEBOL Libertadores. O time brasileiro, que não tem nenhuma conquista na competição, enfrenta o tradicional Boca Juniores, que ontem (5), em São Paulo, se tornou o maior finalista da competição, ostentando impressionantes 6 títulos.
A final será no Maracanã, e o campeão além da ‘glória eterna’ terá a conquista da vaga para os próximos dois Mundiais de Clubes da Fifa. A primeira edição ocorre já neste ano, entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. Essa primeira disputa terá o formato tradicional da competição, onde conta com 7 clubes, e o campeão da Libertadores avança diretamente para a semifinal do torneio. A segunda edição, onde já se encontram classificados tanto Palmeiras quanto Flamengo, será a primeira edição com formato novo da competição, e terá a participação de 32 clubes.
O América do Sul terá 6 vagas no total para o Mundial de 2025, a Conmebol definiu que quatro dessas vagas serão ocupados pelos campeões da Libertadores de 2021, 2022, 2023 e 2024. O restante das vagas será definido por um ranking ainda a ser elaborado pela Conmebol, que levará em conta o desempenho dos clubes em competições continentais disputadas entre 2021 e 2024.
A Europa terá direito a 12 vagas no Mundial de Clubes, e a Uefa definiu os classificados de forma semelhante a Conmebol. Chelsea, Real Madrid e Manchester City já estão garantidos no mundial de 2025, já que conquistaram a Champions League nos anos de 2021, 2022 e 2023 respectivamente.