• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 1 agosto, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Fluxo no varejo cai 2% e faturamento também recua em março

Redação por Redação
22/04/2025
em Economia
A A
Queda Inesperada nas Vendas do Varejo dos EUA em Maio Sinaliza Arrefecimento da Demanda

LEIA TAMBÉM

Exportações de carne bovina desabam e setor sente impacto no Mato Grosso

PIB dos EUA se recupera e avança 3% no segundo trimestre

O varejo físico brasileiro registrou retração em março de 2025, segundo o Índice de Performance do Varejo (IPV): o fluxo de visitantes caiu 2% em lojas de rua e 16% em shopping centers, enquanto as vendas e o faturamento recuaram 5% e 6%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2024. O levantamento, já consolidado como ferramenta estratégica para empresas e investidores, é idealizado pela HiPartners a partir de dados das empresas FX Data Intelligence e F360 e análise da 4Intelligence.

“Os dados mais recentes da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), corroboram os números do IPV de março. O varejo brasileiro segue oscilando entre avanços pontuais e desaceleração estrutural. Mesmo com crescimento de 2,4% no varejo ampliado em janeiro (interanual), o desempenho ainda é moderado, principalmente nos setores sensíveis ao crédito”, explica Eduardo Terra, sócio da HiPartners. Além disso, Terra destaca que a inflação de alimentos, as altas taxas de juros e as mudanças tributárias (como o programa Remessa Conforme) continuam influenciando a dinâmica do consumo.

Consequentemente, a queda no ticket médio geral, de -1,1%, indica uma perda de fôlego na atividade de compra. Por tipo de loja, o ticket médio nos estabelecimentos situados em shopping centers até apresentou alta de 3,4%, mas foi insuficiente para compensar as quedas observadas nas lojas de rua (-3,7%) e em regiões como o Sudeste (-1,5%) e Norte (-1,8%).

“O mês de março trouxe sinais importantes para o varejo. Apesar da retração de 6,3% no faturamento nacional e da queda no fluxo de clientes em shopping centers, vimos estabilidade nas lojas de rua e crescimento em regiões como Nordeste e Sul. Além disso, o setor de móveis e eletrodomésticos se destacou com alta de 22%, o que mostra que, mesmo em um cenário desafiador, há espaço para crescer com estratégia”, analisa Henrique Carbonell, cofundador e CEO da F360, empresa responsável pelos dados de vendas e faturamento do IPV.

A retração no faturamento foi generalizada entre as regiões brasileiras. O Centro-Oeste se destacou como a mais impactada, com queda de 14% tanto no faturamento quanto no fluxo de visitação. Por outro lado, o Nordeste apresentou um comportamento destoante: registrou um expressivo aumento de 9% no fluxo de clientes, mesmo com uma retração de 10% na receita.

Outras regiões também mostraram contraste entre movimentação e faturamento. O Norte teve crescimento de 5% no fluxo, mas viu suas receitas caírem 6%. O Sul seguiu a mesma linha, com +4% de visitas e queda de 7% no faturamento. O Sudeste, por sua vez, registrou retração em ambos os indicadores: -5% em fluxo e -4% em receita.

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor em 2025 não trouxe o impulso esperado para o varejo físico. Os dados do IPV indicam retração no fluxo de visitação e também nas vendas durante a semana promocional e a primeira quinzena do mês.

Comparando a semana do Dia do Consumidor deste ano com a mesma semana de 2024, o fluxo de visitantes em shopping centers despencou 16%, enquanto nas lojas físicas em geral a queda foi de 5%. Na quinzena, os números seguem a mesma linha: -15% em shoppings e -1% em lojas físicas.

No faturamento, o cenário segue morno. Na semana da data comemorativa, houve retração de 3%, tanto no faturamento quanto nas vendas. Apenas na quinzena observou-se um tímido avanço de 0,31%, possivelmente impulsionado por promoções pontuais e aumento do ticket médio em segmentos específicos.

Tags: EconomiaFluxoLojasVarejo
Anterior

Netflix lucra US$ 2,89 bilhões no 1T e mantém projeção de receita para 2025

Próximo

Exclusif capta €12 milhões com fundos europeus e inicia expansão internacional 

Redação

Redação

Leia também

Marfrig Remarca AGE para Votar Fusão com BRF Após Questionamentos da CVM
Economia

Exportações de carne bovina desabam e setor sente impacto no Mato Grosso

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Marfrig, uma das maiores produtoras de carne bovina do mundo, suspendeu temporariamente, desde 17 de julho, a produção destinada...

Leia maisDetails
Payroll: EUA criam 353 mil vagas de emprego em janeiro

PIB dos EUA se recupera e avança 3% no segundo trimestre

Mercado global de cacau enfrenta cenário volátil e alta nos preços mantém atenção sobre nova safra

Café e cacau podem escapar de tarifas em negociações, afirma secretário dos EUA

FMI eleva para 2,4% projeção de crescimento do PIB do Brasil

FMI alerta: novas tarifas contra o Brasil podem agravar desaceleração econômica

Tesouro honra R$ 556,35 milhões em dívidas garantidas pela União

Dívida pública federal sobe 2,77% em junho, diz Tesouro Nacional

Petrobras confirma descoberta de gás na Colômbia

Petrobras reduz preço do gás natural em 14% para distribuidoras a partir de agosto

Próximo
Exclusif capta €12 milhões com fundos europeus e inicia expansão internacional 

Exclusif capta €12 milhões com fundos europeus e inicia expansão internacional 

Financiamento para Startups na América Latina Dispara 26% em 2024, Superando Europa e Sudeste Asiático

Atomic Ventures se apresenta como o futuro da aceleração de startups no Brasil

EFG Bank planeja dobrar de tamanho no Brasil

EFG Bank planeja dobrar de tamanho no Brasil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.