• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 31 outubro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Economia

Fluxo no varejo cai 2% e faturamento também recua em março

Redação por Redação
22/04/2025
em Economia
A A
Queda Inesperada nas Vendas do Varejo dos EUA em Maio Sinaliza Arrefecimento da Demanda

LEIA TAMBÉM

Fed reduz taxa de juros para 3,75%

Trump anuncia avanço comercial com a Coreia do Sul 

O varejo físico brasileiro registrou retração em março de 2025, segundo o Índice de Performance do Varejo (IPV): o fluxo de visitantes caiu 2% em lojas de rua e 16% em shopping centers, enquanto as vendas e o faturamento recuaram 5% e 6%, respectivamente, em comparação com o mesmo período de 2024. O levantamento, já consolidado como ferramenta estratégica para empresas e investidores, é idealizado pela HiPartners a partir de dados das empresas FX Data Intelligence e F360 e análise da 4Intelligence.

“Os dados mais recentes da PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), corroboram os números do IPV de março. O varejo brasileiro segue oscilando entre avanços pontuais e desaceleração estrutural. Mesmo com crescimento de 2,4% no varejo ampliado em janeiro (interanual), o desempenho ainda é moderado, principalmente nos setores sensíveis ao crédito”, explica Eduardo Terra, sócio da HiPartners. Além disso, Terra destaca que a inflação de alimentos, as altas taxas de juros e as mudanças tributárias (como o programa Remessa Conforme) continuam influenciando a dinâmica do consumo.

Consequentemente, a queda no ticket médio geral, de -1,1%, indica uma perda de fôlego na atividade de compra. Por tipo de loja, o ticket médio nos estabelecimentos situados em shopping centers até apresentou alta de 3,4%, mas foi insuficiente para compensar as quedas observadas nas lojas de rua (-3,7%) e em regiões como o Sudeste (-1,5%) e Norte (-1,8%).

“O mês de março trouxe sinais importantes para o varejo. Apesar da retração de 6,3% no faturamento nacional e da queda no fluxo de clientes em shopping centers, vimos estabilidade nas lojas de rua e crescimento em regiões como Nordeste e Sul. Além disso, o setor de móveis e eletrodomésticos se destacou com alta de 22%, o que mostra que, mesmo em um cenário desafiador, há espaço para crescer com estratégia”, analisa Henrique Carbonell, cofundador e CEO da F360, empresa responsável pelos dados de vendas e faturamento do IPV.

A retração no faturamento foi generalizada entre as regiões brasileiras. O Centro-Oeste se destacou como a mais impactada, com queda de 14% tanto no faturamento quanto no fluxo de visitação. Por outro lado, o Nordeste apresentou um comportamento destoante: registrou um expressivo aumento de 9% no fluxo de clientes, mesmo com uma retração de 10% na receita.

Outras regiões também mostraram contraste entre movimentação e faturamento. O Norte teve crescimento de 5% no fluxo, mas viu suas receitas caírem 6%. O Sul seguiu a mesma linha, com +4% de visitas e queda de 7% no faturamento. O Sudeste, por sua vez, registrou retração em ambos os indicadores: -5% em fluxo e -4% em receita.

Comemorado em 15 de março, o Dia do Consumidor em 2025 não trouxe o impulso esperado para o varejo físico. Os dados do IPV indicam retração no fluxo de visitação e também nas vendas durante a semana promocional e a primeira quinzena do mês.

Comparando a semana do Dia do Consumidor deste ano com a mesma semana de 2024, o fluxo de visitantes em shopping centers despencou 16%, enquanto nas lojas físicas em geral a queda foi de 5%. Na quinzena, os números seguem a mesma linha: -15% em shoppings e -1% em lojas físicas.

No faturamento, o cenário segue morno. Na semana da data comemorativa, houve retração de 3%, tanto no faturamento quanto nas vendas. Apenas na quinzena observou-se um tímido avanço de 0,31%, possivelmente impulsionado por promoções pontuais e aumento do ticket médio em segmentos específicos.

Tags: EconomiaFluxoLojasVarejo
Anterior

Netflix lucra US$ 2,89 bilhões no 1T e mantém projeção de receita para 2025

Próximo

Exclusif capta €12 milhões com fundos europeus e inicia expansão internacional 

Redação

Redação

Leia também

Fed reduz taxa de juros para 3,75%
Economia

Fed reduz taxa de juros para 3,75%

por João Pedro Camargo Corenciuc

O Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) do Federal Reserve decidiu reduzir a meta para a taxa de juros dos...

Leia maisDetails
Trump anuncia avanço comercial com a Coreia do Sul 

Trump anuncia avanço comercial com a Coreia do Sul 

Ações de siderúrgicas caem após governo renovar sistema de proteção considerado ineficaz pelo setor

Confiança da indústria do Brasil cai em outubro, diz FGV

Milei anuncia 3º superávit mensal seguido 

Argentina tem dia de alívio cambial após eleições

St Marche investe em IA para diminuir o desperdício de alimentos

Ruptura nos supermercados recua e atinge 11,9% em setembro

Boa Safra pretende captar R$ 200 milhões com oferta de ações

Soja atinge máxima de 4 meses em Chicago

Próximo
Exclusif capta €12 milhões com fundos europeus e inicia expansão internacional 

Exclusif capta €12 milhões com fundos europeus e inicia expansão internacional 

Financiamento para Startups na América Latina Dispara 26% em 2024, Superando Europa e Sudeste Asiático

Atomic Ventures se apresenta como o futuro da aceleração de startups no Brasil

EFG Bank planeja dobrar de tamanho no Brasil

EFG Bank planeja dobrar de tamanho no Brasil

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.