FMI eleva para 2,4% projeção de crescimento do PIB do Brasil

Projeção é que reconstrução do Rio Grande do Sul deve acelerar produção no ano que vem

O Fundo Monetário Internacional (FMI) melhorou a perspectiva de crescimento do Brasil em 2025 para refletir os esforços de reconstrução após as enchentes no Rio Grande do Sul, de acordo com novas estimativas divulgadas nesta terça-feira (16).

O FMI agora prevê uma expansão de 2,4% do Produto Interno Bruto (PIB) para o próximo ano, conforme a atualização de seu relatório Perspectiva Econômica Global. Isso representa um aumento de 0,3 ponto percentual em relação à projeção feita em abril.

“O crescimento foi revisado para cima em 2025 para o Brasil para refletir a reconstrução após as enchentes e fatores estruturais positivos (por exemplo, aceleração da produção de hidrocarbonetos)”, explicou o FMI no relatório.

Na conclusão final após uma visita ao Brasil, a equipe do FMI ainda projetou que o crescimento irá se fortalecer para 2,5% no médio prazo, uma revisão para cima de 0,5 ponto percentual desde a visita em 2023, diante dos ganhos de eficiência com a reforma tributária e aumento da produção de hidrocarbonetos.

A revisão para baixo do Brasil ajudou a rebaixar também a previsão para a América Latina e o Caribe este ano, junto com um corte de 0,2 ponto na expansão estimada do México este ano, para 2,2%, devido à moderação da demanda. A perspectiva para as Economias de Mercados Emergentes e em Desenvolvimento, das quais o Brasil faz parte, teve ligeiro ajuste para cima de 0,1 ponto percentual tanto este ano quanto no próximo, a 4,3% para ambos.

Sair da versão mobile