Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil garantiu recorde de exportações em várias categorias de commodities em 2023. Foram comercializados, por exemplo, quase 102 milhões de toneladas de soja, cerca de 31 milhões de toneladas de açúcar e mais de 55 milhões de toneladas de milho. Mesmo que por um lado esses dados sejam animadores, por outro vêm despertando um novo debate na indústria alimentícia denominado de “turismo de ingredientes”.
Basicamente, o tema envolve o questionamento do sentido pelo qual o país exporta matérias-primas básicas e seus derivados para outras nações, sendo que depois irá importá-las novamente na forma de ingredientes. De acordo com Luiz Gonzatti, CEO da Alibra Ingredientes, referência em ingredientes inovadores para o setor, o Brasil tem plenas condições de ser autossuficiente.
“Somos um dos maiores produtores agrícolas do mundo, com uma agropecuária sólida e a maior biodiversidade do planeta, então por que não nos concentramos em suprir as nossas necessidades internas?”, questiona o executivo. “Poderíamos agregar mais valor às nossas commodities ao desenvolvê-las com novas tecnologias, de forma a produzir ingredientes alimentícios únicos”, complementa.
No país, já existem algumas iniciativas isoladas para reduzir com o turismo de ingredientes, principalmente por meio da aproximação da indústria alimentícia com a academia e com o setor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&DI). A própria Alibra realiza algumas delas, já que se propõe a produzir insumos diferenciados a partir de matérias-primas locais.
Um exemplo disso é a sua atuação na cadeia láctea, onde utiliza algumas tecnologias para transformar componentes do leite como proteínas, gorduras e lactose, em matérias-primas de alto valor para o mercado de alimentos. ‘’Parte desse processo técnico de transformar componentes do leite em ingredientes inovadores para a indústria alimentícia, é feito por nós, o que nos orgulha, pois desta forma contribuímos para agregar valor à cadeia e aos produtos alimentícios que são desenvolvidos com ingredientes lácteos. Ou seja, é uma forma de descomoditizar o setor”, destaca o CEO da empresa.
Gonzatti ainda ressalta que esse tipo de abordagem ajuda as organizações locais a se adaptarem a outras demandas globais, como a agenda ESG. “Nos dias de hoje, cuidar do meio ambiente anda lado a lado com a geração de renda eficiente, o que, por sua vez, requer que oportunidades sejam dadas às comunidades internas. Elas funcionam como o motor para acelerar o desenvolvimento do Brasil no atual cenário competitivo, tornando a nossa produção primária ainda mais relevante”, finaliza.