Fórum Econômico Mundial chega ao fim

O evento que aconteceu em Davos reuniu líderes globais para debater assuntos relacionados à economia

Com início na segunda-feira, 15, o Fórum Econômico Mundial aconteceu em Davos, na Suíça, e recebeu diferentes líderes políticos e empresariais que discutiram as questões mais importantes da atualidade.

Com as ausências do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro Fernando Haddad (Fazenda), a delegação brasileira teve Marina Silva como principal representante. A Ministra do Meio Ambiente participou de um painel que abordou os desafios sociais e ambientais ligados ao desenvolvimento sustentável na Amazônia, a maior floresta equatorial do mundo.

A decisão de explorar ou não petróleo no Brasil não é tomada pelo Ministério do Meio Ambiente, é uma decisão de governo, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE)”, afirmou Marina Silva.

Ainda se tratando de América do Sul, Javier Milei, presidente da Argentina, discursou na quarta-feira, 17. A fala do líder argentino era a mais esperada entre os representantes presentes da América do Sul.

O Ocidente está em perigo porque os que têm de defendê-lo encontram-se cooptados por uma visão do socialismo. Quando adotamos o modelo da liberdade, em 1860 por 35 anos nos convertemos em potência mundial. Quando abraçamos o coletivismo vimos como nossos cidadãos começaram a empobrecer até cair à posição 140 do mundo“, afirmou o presidente argentino durante o discurso.

Se tratando do Oriente, o primeiro-ministro chinês, Li Qiang, assegurou que a economia chinesa permanece aberta para negócios, enfatizando seu potencial para investimentos estrangeiros. O discurso ocorreu em meio a tensões geopolíticas e uma nova postura regulatória, levando algumas empresas a manifestarem ceticismo. Li Qiang, no entanto, reiterou que investir no mercado chinês é uma oportunidade, não um risco. 

O assunto que centralizou discussões no Fórum, foi a Inteligência Artificial.  Os surpreendentes avanços da IA generativa chocaram o mundo e a elite de hoje procura formas de aproveitar os seus conhecimentos e minimizar os seus riscos. Essas discussões geraram um embate entre Marc Benioff e Sam Altman. O CEO da Salesforce, acusou de “empresas de Inteligência Artifical Generativa de roubarem dados dos grandes veículos de comunicação”, fato que influenciou debates durante todo o Fórum Econômico Mundial.

Para se informar sobre todos os desdobramentos após o encerramento do Fórum, continue acessando o Portal Business Moment.

Sair da versão mobile