O encontro anual do Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) de 2025 teve início nesta segunda-feira (20) em Davos, na Suíça. O evento reúne líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil com o objetivo de estabelecer a agenda global do ano, abordando desafios como mudanças climáticas, questões geoeconômicas e avanços tecnológicos.
Neste ano, o Fórum Econômico Mundial terá como foco principal o avanço tecnológico, sob o tema “Cooperação para a Era Inteligente”. De acordo com o WEF, o conceito reflete a ideia de que a convergência de tecnologias está impulsionando uma revolução social, exigindo maior colaboração entre nações, empresas e a sociedade para lidar com os impactos dessa transformação.
De acordo com a organização, o evento deste ano deverá contar com a participação de mais de 3 mil pessoas, incluindo 350 líderes governamentais. Entre eles, destaca-se o ex-presidente Donald Trump, que participará remotamente por meio de um link ao vivo.
Conforme o WEF, as discussões do evento devem abordar temas como a identificação de novas fontes de crescimento para a economia global, o equilíbrio entre as metas empresariais e a transformação das indústrias, e os investimentos do setor público e privado em capital humano para promover uma sociedade moderna e resiliente.
Também estarão em pauta parcerias inovadoras, o aumento do financiamento e a implantação de tecnologias para impulsionar ações relacionadas a energia, clima e natureza, além de formas de colaboração entre as partes interessadas, tanto em âmbito internacional quanto dentro das sociedades.