O setor de empresas especializadas em serviços de limpeza e conservação continuam em expansão no país. Segundo dados recém divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou um crescimento de 16,3% no primeiro trimestre deste ano. Esse avanço tem sido impulsionado pela crescente demanda por serviços de limpeza, pelo aumento das lavanderias de autosserviço, um reflexo da mudança de comportamento nos consumidores, e também pelas estratégias adotadas pelas redes, como a dispensa de lojas físicas, a aposta em multifranqueados e a expansão para cidades de menor porte.
Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, esse crescimento reforça uma tendência que vem se consolidando desde a pandemia: o avanço de modelos mais enxutos, tecnológicos e com operação simplificadas “Franquias que oferecem praticidade, como o próprio empreendedor operar, como lavanderias self-service ou serviços de limpeza de estofados, têm ganhado espaço por oferecerem eficiência, praticidade e alto potencial de escala com o suporte da rede. São formatos que dialogam bem com o novo perfil do franqueado brasileiro, mais conectado, autônomo e atento ao custo-benefício do investimento”, comenta.
No último ano, a Maria Brasileira, maior rede de serviços de limpeza residencial e empresarial do país, registrou um faturamento de R$ 170 milhões. A marca conta com 510 unidades espalhadas por todos os estados do país. Com um investimento inicial a partir de R$ 49 mil, é possível abrir uma franquia no modelo home based, voltada para cidades com até 50 mil habitantes. “Um ponto a nosso favor é que os nossos serviços têm um nível de recorrência muito alto e não enfrentam sazonalidades. Além disso, os multifranqueados, que hoje representam 50% da rede, entendem como se relacionar com pessoas e conseguem ganhar em escala atendendo novas áreas”, destaca Juliana Pitelli, Diretora de Expansão da Maria Brasileira. Para este ano, a empresa projeta faturar R$ 205 milhões e chegar a 535 unidades.
Líder no segmento de lavanderias self-service no país, a Lavô acompanha esse desenvolvimento do setor e vê os números crescerem, inaugurando uma operação a cada 32 horas. Para Angelo Max Donaton, CEO fundador da rede, é essencial capitalizar esse momento de crescimento para se consolidar como referência no mercado. “Nosso diferencial como franquia está na combinação de inovação, práticas sustentáveis e um modelo de gestão 100% remoto, que dispensa a necessidade de equipe física. Essa fórmula não apenas nos fortalece, mas também nos permite transformar cada desafio do mercado em uma nova oportunidade de expansão”, destaca o executivo. A rede, que atualmente possui mais de 600 unidades em operação e mais de mil comercializadas, faturou R$20 milhões em 2024 e prevê crescimento de 20% para este ano.
Quem também colhe os frutos do bom momento do segmento é a CleanNew, uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do país e a única marca a oferecer serviços de blindagem. Para Fritz Paixão, fundador e CEO da rede, a combinação entre necessidade básica e valor agregado posiciona o segmento como um dos mais promissores do mercado de serviços. ”Negócios com consumo recorrente apresentam maior estabilidade, mas o diferencial está em como entregamos essa solução. É preciso ir além do serviço bem executado. Por isso, é importante investir em estratégias focadas em experiência do cliente e fidelização, isso transforma usuários eventuais em clientes fiéis, garantindo vendas recorrentes e sustentáveis. Atualmente os clientes não buscam apenas organização e durabilidade, querem também ambientes que promovam saúde e qualidade de vida”, afirma Fritz. A marca prevê faturamento de R$45 milhões em 2025.
Outro destaque no setor de limpeza são as empresas com ênfase em sustentabilidade. Fundada em 2015, a KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. A marca foi reformulada e com a crescente do mercado, planeja chegar em 100 unidades em 2025.
Para expandir cada vez mais no setor, a Ecoville, maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil, tem mais de 300 operações pelo país. A marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. Além disso, a franquia comercializa um mix com mais de 2000 SKu’s entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade. Para 2025, a marca planeja um crescimento de 25% na rede e 100 novas unidades.