• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
quarta-feira, 11 junho, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Mercado

Franquias de limpeza lideram ranking de crescimento em 2025

João Pedro Camargo Corenciuc por João Pedro Camargo Corenciuc
11/06/2025
em Mercado
A A
Franquias de limpeza e conservação lideram ranking de crescimento no 1º trimestre de 2025, segundo a ABF

Divulgação Lavô

LEIA TAMBÉM

Indústria brasileira de dispositivos médicos leva inovação à WHX Miami 2025

Como o varejo pode se preparar para o Dia dos Namorados?

O setor de empresas especializadas em serviços de limpeza e conservação continuam em expansão no país. Segundo dados recém divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento registrou um crescimento de 16,3% no primeiro trimestre deste ano. Esse avanço tem sido impulsionado pela crescente demanda por serviços de limpeza, pelo aumento das lavanderias de autosserviço,  um reflexo da  mudança de comportamento nos consumidores, e também pelas estratégias adotadas pelas redes, como a dispensa de lojas físicas, a aposta em multifranqueados e a expansão para cidades de menor porte.

Para Lucien Newton, vice-presidente da vertical de Consultoria do Ecossistema 300 Franchising, esse crescimento reforça uma tendência que vem se consolidando desde a pandemia: o avanço de modelos mais enxutos, tecnológicos e com operação simplificadas “Franquias que oferecem praticidade, como o próprio empreendedor operar, como lavanderias self-service ou serviços de limpeza de estofados, têm ganhado espaço por oferecerem eficiência, praticidade e alto potencial de escala com o suporte da rede. São formatos que dialogam bem com o novo perfil do franqueado brasileiro, mais conectado, autônomo e atento ao custo-benefício do investimento”, comenta.

No último ano, a Maria Brasileira, maior rede de serviços de limpeza residencial e empresarial do país, registrou um faturamento de R$ 170 milhões. A marca conta com 510 unidades espalhadas por todos os estados do país. Com um investimento inicial a partir de R$ 49 mil, é possível abrir uma franquia no modelo home based, voltada para cidades com até 50 mil habitantes. “Um ponto a nosso favor é que os nossos serviços têm um nível de recorrência muito alto e não enfrentam sazonalidades. Além disso, os multifranqueados, que hoje representam 50% da rede, entendem como se relacionar com pessoas e conseguem ganhar em escala atendendo novas áreas”, destaca Juliana Pitelli, Diretora de Expansão da Maria Brasileira. Para este ano, a empresa projeta faturar R$ 205 milhões e chegar a 535 unidades.

Líder no segmento de lavanderias self-service no país, a Lavô acompanha esse desenvolvimento do setor e vê os números crescerem, inaugurando uma operação a cada 32 horas. Para Angelo Max Donaton, CEO fundador da rede, é essencial capitalizar esse momento de crescimento para se consolidar como referência no mercado. “Nosso diferencial como franquia está na combinação de inovação, práticas sustentáveis e um modelo de gestão 100% remoto, que dispensa a necessidade de equipe física. Essa fórmula não apenas nos fortalece, mas também nos permite transformar cada desafio do mercado em uma nova oportunidade de expansão”, destaca o executivo.  A rede, que atualmente possui mais de 600 unidades em operação e mais de mil comercializadas, faturou R$20 milhões em 2024 e prevê crescimento de 20% para este ano.

Quem também colhe os frutos do bom momento do segmento é a CleanNew,  uma das maiores franquias de higienização e conservação de estofados do país e a única marca a oferecer serviços de blindagem. Para Fritz Paixão, fundador e CEO da rede, a combinação entre necessidade básica e valor agregado posiciona o segmento como um dos mais promissores do mercado de serviços. ”Negócios com consumo recorrente apresentam maior estabilidade, mas o diferencial está em como entregamos essa solução. É preciso ir além do serviço bem executado. Por isso, é importante investir em estratégias focadas em experiência do cliente e fidelização, isso transforma usuários eventuais em clientes fiéis, garantindo vendas recorrentes e sustentáveis. Atualmente os clientes não buscam apenas organização e durabilidade, querem também ambientes que promovam saúde e qualidade de vida”, afirma Fritz. A marca prevê faturamento de R$45 milhões em 2025.

Outro destaque no setor de limpeza são as empresas com ênfase em sustentabilidade. Fundada em 2015, a KoalaCar é uma microfranquia de limpeza a seco de veículos, com baixo custo, rápido retorno e consciência ambiental. O nome da marca foi inspirado no coala, que não bebe água e se hidrata apenas das plantas. Numa lavagem convencional, consome-se mais de 300 litros de água, mas com os produtos da empresa, esse número é zero. A marca foi reformulada e com a crescente do mercado, planeja chegar em 100 unidades em 2025.

Para expandir cada vez mais no setor, a Ecoville, maior rede de franquias de produtos de limpeza do Brasil, tem mais de 300 operações pelo país. A marca se posiciona como um centro de soluções de limpeza com especialistas no assunto para atender o consumidor final. Além disso, a franquia comercializa um mix com mais de 2000 SKu’s entre produtos, acessórios e equipamentos para limpeza residencial e profissional de alta qualidade. Para 2025, a marca planeja um crescimento de 25% na rede e 100 novas unidades.

Tags: ABFCrescimentoEmpresasLimpezaMercado
Anterior

ERT reforça protagonismo em inovação sustentável no Bioplastics Brazil 2025

Próximo

Dados revelam o retrato da produção orgânica no Brasil e apontam desafios regionais

João Pedro Camargo Corenciuc

João Pedro Camargo Corenciuc

Formação acadêmica Jornalismo Universidade Presbiteriana Mackenzie

Leia também

Indústria brasileira de dispositivos médicos leva inovação e tecnologia à WHX Miami 2025
Mercado

Indústria brasileira de dispositivos médicos leva inovação à WHX Miami 2025

por João Pedro Camargo Corenciuc

De 11 a 13 de junho, a indústria brasileira de dispositivos médicos marca presença estratégica na World Health Expo (WHX) Miami...

Leia maisDetails
Dia dos Namorados movimenta o varejo

Como o varejo pode se preparar para o Dia dos Namorados?

Parcerias com creators podem multiplicar vendas em até 300%, aponta B4You

Parcerias com creators podem multiplicar vendas em até 300%, aponta B4You

Meta negocia compra de participação de US$ 14,8 bilhões na startup de IA Scale AI

Meta pagará quase US$ 15 bilhões por participação na Scale AI

Brasil já tem quase 400 empresas de Inteligência Artificial voltadas ao marketing, revela mapeamento inéditoBrasil já tem quase 400 empresas de Inteligência Artificial voltadas ao marketing, revela mapeamento inédito

Brasil já tem quase 400 empresas de Inteligência Artificial voltadas ao marketing

Paramount Global Anuncia Nova Rodada de Demissões em Meio a Mudanças no Mercado de Mídia

Paramount vai demitir 3,5% dos funcionários no último corte de empregos

Próximo
Semana do Meio Ambiente: Sistema Campo Limpo mostra como o agro brasileiro faz a diferença para o planeta

Dados revelam o retrato da produção orgânica no Brasil e apontam desafios regionais

Este modelo experimental usa seu histórico da Pesquisa. Alguns recursos não estão disponíveis. PIB do G20 desacelera para 0,8% no primeiro trimestre de 2025, aponta OCDE

PIB do G20 cresce 0,8% no 1º trimestre

Parcerias com creators podem multiplicar vendas em até 300%, aponta B4You

Parcerias com creators podem multiplicar vendas em até 300%, aponta B4You

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.