Desde sua fundação em 1994, o FSC promove o manejo florestal sustentável, assegurando aspectos econômicos, sociais e ambientais. Com seu rigoroso sistema de certificação, o FSC contribui para manter as florestas saudáveis e resilientes, defendendo os direitos dos Povos Indígenas e trabalhadores do setor florestal, além de fomentar a igualdade de gênero e preservar a biodiversidade.
O FSC Brasil tem desempenhado um papel fundamental desde 2022 na concretização da missão global do FSC, contribuindo para promover práticas de manejo florestal responsável e sustentável. Em 2024, o impacto global do FSC é evidente, com mais de 160 milhões de hectares de florestas certificadas ao redor do mundo, 150 membros de 89 países trazendo suas perspectivas ambientais, econômicas e sociais, e mais de 300 colaboradores distribuídos em 42 escritórios locais que ampliam o alcance e a atuação da organização.
Além disso, o FSC já emitiu milhares de certificações que verificam práticas sustentáveis, enquanto mais de 700 marcas possuem licença promocional FSC, ajudando a aumentar a conscientização sobre o tema. A presença do logo do FSC em milhões de produtos reforça sua posição como a marca mais reconhecida no mundo em manejo florestal responsável.
No Brasil, os avanços também são expressivos. Nos últimos cinco anos, a área certificada no país cresceu cerca de 40%, superando 4 milhões de hectares. No âmbito da cadeia de custódia, o número de certificados emitidos atingiu 1293, representando um crescimento de 24% desde 2019, o que destaca o compromisso do país com práticas florestais mais sustentáveis.
Subhra Bhattacharjee, Diretora Geral do FSC, olha para o futuro com otimismo: “Ao reconhecermos este marco significativo, não estamos apenas refletindo sobre nossas conquistas passadas, mas também traçando um caminho transformador para o futuro – um caminho onde podemos construir uma coalizão ainda mais ampla para gerar o maior impacto possível, e impulsionar esforços globais para fazer com que o manejo florestal responsável se torne a nova norma.”
Já o diretor executivo do FSC Brasil, Elson Fernandes de Lima, comenta que, por aqui, estamos num movimento de trazer pessoas que atuam no governo, mas não apenas no governo, para conhecer o manejo florestal e quebrar um pouco dos preconceitos que, infelizmente, ainda existem. “Há 30 anos, os princípios e critérios já refletiam essa preocupação socioambiental e é nisso que o FSC, de fato, acredita: que o seu uso sustentável, com todas essas salvaguardas, garante a conservação da floresta em pé”.