A Fundação Fenômenos ― organização da sociedade civil fundada por Ronaldo Nazário, com foco na redução das desigualdades e no fortalecimento de comunidades ― promove, no dia 30 de julho, na sede da Galapagos Capital, o Demoday do Fenômenos Academy 2025, evento que marca o encerramento da primeira edição do principal programa de formação e impulsionamento de lideranças sociais da instituição.
O Demoday é o ponto alto do programa: uma oportunidade para dez iniciativas de alto impacto ― selecionadas entre centenas de projetos de todo o país ― apresentarem suas soluções para uma banca avaliadora composta por profissionais com diferentes trajetórias, experiências e olhares. Essa curadoria tem como foco ampliar a representatividade e a qualidade do processo de seleção. Os convidados para essa edição são Rafael Ferreira, fundador e presidente da organização Mirante Cultural, Anderson Carlos Nogueira Oriente, professor de Economia e Economia Solidária, no Instituto Federal do Rio de Janeiro e conselheiro no CORECON-RJ e Diego Hypólito, medalhista olímpico e fundador do Instituto Hypolito. Os três projetos mais bem avaliados receberão apoio financeiro com valores escalonados e uso livre, conforme a estratégia de cada organização.
A programação conta com a palestra de Bianca Monteiro, advogada especialista em 3º setor, sobre o impacto das organizações meio para eficiência da transformação social e a participação especial dos artistas Renan Teles e Roger Ramo do Movimento Vilarismo. Além disso, será realizada uma roda de conversa com fenômenos de edições anteriores do programa, como Elizabete Rocha, presidente do Instituto Potências das Quebradas; Felipe Vitor, idealizador do projeto E-duk e Wilson Henrique Silva da Conceição, urbanista social e diretor da Associação Pró-Moradia Popular, organização voltada ao fortalecimento da rede de lideranças sociais.
“O Demoday é uma oportunidade concreta de reconhecimento e conexão para as lideranças que participaram do programa. É quando as propostas ganham visibilidade institucional e ampliam suas chances de mobilizar novos apoios e parcerias”, afirma Patricia Viana, diretora geral da Fundação Fenômenos.
A 1ª edição do Fenômenos Academy 2025 contou com mais de 500 lideranças de 222 cidades, em 25 estados. Após três meses de capacitação, mentorias individuais e workshops, o Demoday consolida essa jornada e marca o início de uma nova etapa para as iniciativas selecionadas: a de visibilidade, conexão e expansão.
Os dez projetos finalistas vêm de oito cidades, em seis estados brasileiros: Amapá, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Amapá e Santa Catarina participam pela primeira vez do programa, ampliando o alcance territorial do Fenômenos Academy. Os representantes de diferentes etnias e culturas, refletem o compromisso da Fundação com a diversidade e o fortalecimento de vozes plurais.
“Nosso papel é dar suporte a quem já está promovendo transformações reais nos territórios. O Demoday é a celebração desse protagonismo e uma ponte para que essas soluções locais cheguem ainda mais longe”, completa Patricia.
Conheça os dez projetos finalistas
- No Morro Santo Amaro, no Rio de Janeiro (RJ), o Instituto Ame o Santo Amaro, liderada por um homem indígena, promove oficinas artísticas e ações comunitárias que reforçam o pertencimento e valorizam a cultura nas favelas cariocas.
- Em Fortaleza (CE), a Associação Barraca da Amizade aposta na tecnologia como aliada da saúde pública. A organização criou uma inteligência artificial que interage via WhatsApp para disseminar informações acessíveis sobre ISTs, HIV e Hepatites Virais, ampliando a prevenção em comunidades vulneráveis.
- Na cidade de Perdões, interior de Minas Gerais (MG), a Associação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos de Perdões e Região é referência no atendimento à população idosa. Oferece oficinas de artesanato, atividades culturais e ações comunitárias — sendo a única iniciativa com esse foco na região.
- Ainda no Rio de Janeiro (RJ), no bairro do Jacarezinho, a Associação do Projeto Crescer acolhe crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, oferecendo reforço escolar, apoio psicológico e refeições para famílias da comunidade.
- Em São Paulo (SP), no Jardim Ângela, o Coletivo Colorindo Raízes transforma a paisagem urbana com arte. Por meio de intervenções e pinturas colaborativas, o grupo resgata o senso de comunidade, pertencimento e identidade local.
- No município de Mauá (SP), o Coletivo Quebradinha SP leva cinema comunitário e rodas de conversa, arte e cultura para crianças das periferias como ferramentas de fortalecimento social.
- Em Joinville (SC), a iniciativa Doce Futuro aposta na confeitaria como alternativa de geração de renda. Com cursos gratuitos, capacita mulheres da comunidade para a produção e venda de doces, bolos e bombons, estimulando a autonomia financeira.
- No norte do país, em Macapá (AP), o Instituto Zwanga oferece formação em empreendedorismo para mulheres, com cursos de produção artesanal a partir de matérias-primas da Amazônia — fomentando a economia criativa e a valorização cultural da região.
- Em Rosário da Limeira (MG), o PROID atua na formação cidadã desde a infância, com uma proposta educativa que combina princípios da educação democrática para crianças do Ensino Fundamental.
- No Complexo da Penha, também no Rio de Janeiro (RJ), o Projeto de Arte Transformadora mobiliza a comunidade com atividades de cultura, esporte e lazer. A proposta promove a inclusão social e o fortalecimento dos vínculos locais e do convívio coletivo.
Segunda edição com inscrições abertas
Lideranças interessadas em participar da 2ª edição do Fenômenos Academy 2025 já podem se inscrever. As inscrições são gratuitas e estão abertas até o dia 13 de agosto, por meio do formulário disponível na landing page do programa. Para saber mais sobre o Fenômenos Academy, acesse o link do programa.