A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) acaba de formalizar sua adesão ao ‘Pacto Brasil pela Integridade Empresarial’, iniciativa liderada pela Controladoria-Geral da União (CGU) que tem como objetivo incentivar empresas e organizações a adotarem práticas consolidadas de governança, ética e transparência em suas atividades. A decisão marca mais um passo da Fundação na consolidação de um modelo institucional pautado por valores como responsabilidade, integridade e respeito aos seus públicos de relacionamento.
Para o gerente de Operações e Controles da Fundepag, Thiago Moura Satiro, a assinatura do pacto representa um posicionamento claro diante dos stakeholders da instituição. “Ser signatária do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial significa demonstrar nosso compromisso público com a ética e a integridade nos negócios. Essa é uma diretriz fundamental para a forma como conduzimos nossos projetos e parcerias”.
Com projetos próprios e participação em iniciativas de outras instituições, a Fundepag atua de forma ampla junto a empresas, centros de pesquisa e agentes públicos. Nesse contexto, adotar boas práticas de integridade é fundamental para fortalecer a credibilidade da Fundação. A transparência e a ética nas relações institucionais são princípios que contribuíram para a reputação construída ao longo dos anos.
A adesão ao pacto também está alinhada aos valores institucionais da Fundepag. Comprometida com o desenvolvimento científico e tecnológico, a Fundação busca integrar esse propósito a uma gestão sólida, com atenção especial à sustentabilidade e ao respeito às pessoas. “Temos uma missão que exige um sistema de gestão robusto, capaz de responder às demandas de nossos parceiros com responsabilidade. O pacto dialoga diretamente com essa missão e fortalece nosso compromisso institucional”, pontua.
A adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial soma-se a um conjunto de medidas já em curso na Fundação, que mantém um programa estruturado de integridade, baseado em um Sistema de Gestão Integrado (SGI), sustentado por certificações internacionais de reconhecida credibilidade, como a ISO 9001:2015 (Qualidade), a ISO 37001 (Antissuborno) e a ISO 37301 (Compliance).
De acordo com Satiro, o SGI é um dos pilares da governança da Fundepag e reflete o compromisso da instituição com a conformidade e a melhoria contínua de seus processos. “Para que o sistema funcione de forma efetiva, é necessário o apoio da alta administração. Além disso, contamos com mecanismos como canal de denúncias anônimo, sigiloso e imparcial, programas de capacitação, avaliações regulares de riscos e a diligência prévia de nossos parceiros de negócios”, explica. Outro diferencial destacado é o engajamento das equipes, fator que sustenta a cultura interna voltada à ética e às boas práticas.
Com a adesão ao pacto, novas etapas de aprimoramento estão previstas. A Fundepag é também signatária do Pacto Empresarial pela Integridade e Combate à Corrupção, promovido pelo Instituto Ethos, organização da qual é associada. Agora, o próximo objetivo é conquistar o selo do Programa Pró-Ética, também promovido pela CGU. “Trata-se de mais um passo importante em nossa estratégia de integridade. A manutenção e o fortalecimento contínuo do SGI são prioridades institucionais que reforçam nossa responsabilidade junto aos parceiros e à sociedade”, conta.
A assinatura do Pacto Brasil pela Integridade Empresarial não é apenas um ato simbólico, mas um compromisso concreto da Fundepag com o fortalecimento de uma cultura organizacional baseada na ética, transparência e responsabilidade institucional. Ao formalizar essa adesão junto à Controladoria-Geral da União, a Fundação reforça seu alinhamento com os princípios que norteiam sua atuação, especialmente em um contexto no qual credibilidade e integridade são fundamentais para relações sustentáveis com parceiros públicos e privados.
“Assinar o pacto com uma instituição federal como a CGU, que tem como missão promover a transparência, defender o patrimônio público e combater a corrupção, é mais uma forma de reafirmarmos o caminho que escolhemos trilhar: o da ética e da responsabilidade nos negócios”, destaca Satiro.
Internamente, a adesão também é vista como uma oportunidade de reforço da cultura institucional. A expectativa é que a iniciativa gere impacto direto no ambiente organizacional, servindo como uma mensagem clara sobre a importância da integridade em todas as esferas da atuação da Fundação.
Esse compromisso também se materializa por meio de ações de capacitação e comunicação com os colaboradores. A Fundepag já desenvolve programas formativos que abordam temas diretamente relacionados ao pacto, como Lei Anticorrupção, Governança, ESG na prática, Reputação de Marca, Assédio Moral e Sexual, Comunicação e Liderança. Esses conteúdos não apenas ampliam o conhecimento técnico das equipes, mas também contribuem para a construção de uma postura ética e consciente no cotidiano profissional.
A divulgação da adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial também será uma prioridade estratégica para a Fundepag. Segundo o gerente, a Fundação pretende comunicar amplamente esse compromisso, utilizando todas as mídias disponíveis para alcançar seus diferentes públicos. “Mais do que uma notícia, trata-se de reforçar nossa conduta institucional e ampliar a visibilidade do nosso Sistema de Gestão Integrado nos projetos que conduzimos”, afirma.
A credibilidade desse posicionamento é sustentada por processos internos e externos de verificação. A Fundação realiza, anualmente, auditorias internas que avaliam a eficácia de suas ações nos projetos sob sua administração. Além disso, auditorias externas conduzidas por empresas especializadas garantem a conformidade com as normas ISO já adotadas. Outro ponto de apoio importante é a associação da Fundepag ao Instituto Ethos, referência na promoção da responsabilidade social empresarial e na disseminação de práticas sustentáveis e éticas no setor corporativo.