Numa cerimônia que reuniu mais de 500 municípios do Estado na última quinta-feira, 11, o Fundo Social de São Paulo fez um balanço dos projetos realizados no primeiro ano de gestão do Governo e anunciou a estrutura das novas ações que serão implantadas nos próximos anos no Estado. O evento foi conduzido pela primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, juntamente com o presidente do Conselho do Fundo Social, Filipe Sabará, que reforçaram a intenção do Fundo Social em dinamizar a gestão e promover cada vez mais ações que promovam a autonomia financeira de pessoas que vivem em vulnerabilidade social.
Durante o evento, Filipe Sabará apresentou um panorama de como está o Fundo Social hoje e destacou que atualmente o Fundo Social atua junto a 645 municípios paulistas e mais de mil entidades sociais da capital com foco em três principais ações: as Escolas de Qualificação, as Praças da Cidadania e a Campanha do Agasalho.
Ao longo de 2023 foram 11.453 alunos que se formaram nos cursos da Escola de Qualificação Profissional, com um investimento de mais de R$ 5,9 milhões. Ao longo do ano passado também foram celebradas novas parcerias com o Sebrae e o Senac que resultaram na estruturação de 18 novos cursos.
Para 2024, a previsão é que o Fundo Social consiga ofertar 17,2 mil vagas nos cursos existentes. Mas a novidade para o ano ficará a cargo do braço tecnológico que será incorporado ao Fundo Social. Em breve, os dirigentes do Fundo Social irão anunciar essas novas ferramentas. Filipe Sabará reforçou a vocação do Fundo Social como um agente propulsor de geração de emprego e renda e elogiou a atuação incansável da primeira-dama e do Governador Tarcísio de Freitas.
Ao final, o Fundo Social convidou a ONG Orientavida, que atua desde 1999 no Vale do Paraíba, e capacita, emprega, gera renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social através da costura e artesanato. A organização cria, produz e comercializa produtos sustentáveis impactando inúmeras famílias, a economia e o meio ambiente. A Orientavida possui contratos regulares com várias multinacionais e grandes empresas brasileiras e conseguiu demonstrar o quanto uma empresa do terceiro setor pode ser rentável e desenvolver produtos inovadores no mercado.