Fuplastic inova avicultura com primeiro ecoaviário do Brasil

Projeto ressignificou 16 toneladas de plástico retirados da natureza

Divulgação

A Fuplastic, indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção, inova o setor de avicultura ao desenvolver o primeiro aviário sustentável do Brasil. O “ecoaviário” está localizado na cidade de Iperó, interior de São Paulo, e pertence à Fazenda NSA (Nossa Senhora Aparecida), que trocou a estrutura de alvenaria e cortinas por blocos modulares 100% de plástico reciclado. Além de incentivar a responsabilidade ambiental, o projeto também irá aprimorar a produtividade.  

Enquanto obras feitas de alvenaria, em geral, demoram muito, demandam mão de obra local, dependem de logística de matéria-prima e pouco ou nada contribuem para o meio ambiente, as construções modulares têm o plástico reciclado como matéria-prima, são leves, super-resistentes, fácil transporte, instalação rápida, projeto plug & play com produto prontorápida implementação e construção off-site.

O projeto também beneficia a produção. O aviário original alojava 19.000 aves por criada. Com a adequação e alteração de pressão positiva para pressão negativa, a capacidade aumentou para 25.000 aves, com o mesmo conforto. “O ganho é de 14 aves adicionais por metro quadrado”, relata o CEO da Fuplastic, Bruno Frederico.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgados em junho de 2023, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking global para a produção de carne de frango. Além disso, é o maior exportador desse alimento no planeta. Para se ter ideia, em 2022, o volume produzido foi de 15,2 milhões de toneladas. Ainda com informações do IBGE, no ano passado, no mercado de frango foram 4,75 bilhões de animais abatidos, 4,6% acima do que foi registrado em 2022, um recorde da série histórica do Instituto. 

A longo prazo o cenário também é positivo. A produção da carne de frango tem projeções de crescimento sustentado para os próximos 10 anos, pelo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). A estimativa é que a produção anual deve apresentar uma taxa de crescimento de 2,4% no período de 2022/23 a 2032/33.

Sair da versão mobile