Nesta terça-feira, 29, o estado da Flórida ordenou a retirada dos moradores da costa antes da chegada do furacão Idalia.
Por enquanto, a classificação é de categoria 1. A classificação varia de 1 a 5, sendo a 1 a mais fraca. Especialistas afirmam que a categoria máxima do Idalia é nível 3, trazendo ventos poderosos e uma forte tempestade.
Governantes emitiram uma nota pedindo o fechamento de escolas e do principal aeroporto em decorrência dos impactos da tempestade.
Ron DeSantis, Governador da Flórida, decretou estado de emergência nos seguintes condados: Baker, Citrus, Dixie, Franklin, Gilchrist, Gulf, Hernando, Hillsborough, Jefferson, Lafayette, Levy, Madison, Manatee, Marion, Pasco, Pinellas, Sarasota, Suwannee, Taylor, Union, Volusia, Wakulla, Citrus, Hernando, Hillsborough, Lake, Pasco, Pinellas e Sumter.
Idalia também pode abrir precedente como o primeiro grande furacão, em pelo menos 172 anos, a seguir para a Baía de Apalachee na região pouco povoada de Big Bend, de acordo com o Centro Nacional de Furacões.
O presidente Joe Biden, aprovou a declaração de emergência para a Flórida, garantindo ajuda federal junto com a FEMA(Agência Federal de Gestão de Emergências).