A General Motors (GM) superou as expectativas de Wall Street no terceiro trimestre de 2024, reportando resultados financeiros sólidos, sustentados por vendas provenientes de caminhões e SUVs a gasolina e uma estratégia de manter estoques limitados.
A montada norte-americana começou o ano com uma previsão de lucro antes dos impostos entre US$ 12 bilhões e US$ 14 bilhões, mas aumentou essa estimativa para a faixa de US$ 13 bilhões a US$ 15 bilhões no meio do ano, impulsionada por preços elevados e pela demanda consistente dos consumidores
Nesta terça-feira, a GM confirmou que está a caminho de atingir um lucro antes dos impostos entre US$ 14 bilhões e US$ 15 bilhões, reforçando sua posição no mercado. A estratégia de manter estoques abundantes ajudou a empresa a preservar margens, mesmo em um cenário de desafios no setor automotivo.
No terceiro trimestre de 2024, a General Motors registrou um lucro ajustado de US$ 2,96 por ação, superando as expectativas dos analistas de US$ 2,43 por ação. A receita trimestral da empresa também foi robusta, alcançando US$ 48,8 bilhões, acima da previsão de Wall Street de US$ 44,6 bilhões.
A GM mantém como meta atingir a extremidade superior de sua previsão de lucros anuais, reforçando sua confiança em um desempenho sólido para o resto do ano. O diretor financeiro, Paul Jacobson, destacou a resiliência do consumidor, afirmando que, apesar das preocupações econômicas, a demanda é instável. Ele também observou que a perspectiva de cortes nas taxas de juros pode estimular ainda mais o consumo em 2025, beneficiando as vendas de veículos.
A presidente-executiva, Mary Barra, tem se concentrado em uma mensagem de estabilidade, dizendo neste mês que o lucro da montadora no próximo ano deve ser semelhante ao deste ano, um alívio para os investidores que estão preocupados com um possível declínio nos lucros da indústria automobilística.
Um ponto fraco nos lucros foi a China, onde as operações regrediram de uma potência para um prejuízo de 210 milhões de dólares no primeiro semestre deste ano. A GM perdeu outros 137 milhões de dólares na região durante o terceiro trimestre, e está planejando uma reestruturação das operações lá.