A Gerdau concluiu a aquisição de ativos da Dales Recycling Partnership, uma empresa de operação, processamento e reciclagem de sucata ferrosa e não-ferrosa, por meio de sua subsidiária Gerdau Ameristeel US Inc., na América do Norte. O valor da transação é de aproximadamente US$ 60 milhões.
“A aquisição visa aumentar a captura de sucata ferrosa cativa pela Gerdau por meio de canais próprios, garantindo o fornecimento dessa matéria-prima para suas operações a um custo competitivo”, informou a Gerdau na ocasião.
O conjunto desses ativos inclui os terrenos, estoques e ativos fixos associados às operações da Dales Recycling nos estados do Tennessee, Kentucky e Missouri, nos Estados Unidos, segundo a companhia.
A sucata ferrosa tem uma importância significativa na indústria, especialmente no setor siderúrgico, devido ao seu papel na produção de aço de forma mais econômica e sustentável. O processo de reciclagem da sucata ferrosa consome menos energia do que a produção de aço a partir de minério de ferro. Estima-se que a produção de aço usando sucata ferrosa economize até 75% da energia em comparação com o processo tradicional.
“A Gerdau esclarece que essa aquisição está alinhada à sua estratégia de crescimento e competitividade das operações, através dos ativos com maior potencial de geração de valor no longo prazo e ampliação da presença em mercados de maior rentabilidade para seus negócios”, concluiu a companhia em um comunicado.