GOL tem plano de Recuperação Judicial aprovado na Justiça dos EUA

Ações da Gol Disparam Após Aprovação de Plano de Reestruturação nos EUA

Gol/Divulgação

As ações da Gol registraram forte alta no pregão desta quarta-feira (21), impulsionadas pela notícia da aprovação de seu plano de reestruturação para saída do Chapter 11 (recuperação judicial nos Estados Unidos) pela Justiça norte-americana, anunciada na véspera.

Os papéis da companhia aérea chegaram a disparar mais de 18% na B3 na manhã de hoje. A Gol afirmou que, após a conclusão do processo, terá uma sólida posição de liquidez de aproximadamente US$ 900 milhões e uma alavancagem significativamente reduzida para 5,4 vezes, com projeção de alavancagem líquida de 2,9 vezes ao final de 2027. A alavancagem é calculada pela relação dívida líquida sobre o Ebitda (lucro antes dos juros, tributos, depreciação e amortização); quanto maior o número, maior o risco financeiro.

“Ao longo do processo de Chapter 11 nos Estados Unidos, a Gol avançou significativamente na melhoria de sua posição competitiva, fundamentos financeiros e desempenho operacional”, destacou a empresa em comunicado. A companhia mantém a expectativa de sair do processo em junho deste ano. Para a Genial Investimentos, a aprovação do plano representa um marco importante para a virada operacional da Gol.

A Gol entrou com o pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos em janeiro de 2024, buscando fôlego para reestruturar suas dívidas e consolidar uma estratégia de reorganização. O setor aéreo é particularmente exposto a desafios como a flutuação do preço do petróleo, que impacta diretamente o custo do querosene de aviação, e a variação cambial, que encarece o leasing de aeronaves e outros custos dolarizados.

A expectativa da Gol é concluir o processo em cerca de um ano e meio desde seu início. “A Gol está agora focada em concluir as etapas finais necessárias para concluir sua saída do processo do Chapter 11, incluindo a realização de sua assembleia-geral para aprovar o aumento de capital previsto no Plano, que ocorrerá em 30 de maio de 2025”, informou a companhia.

Sair da versão mobile