O Google anunciou na sexta-feira (13) o lançamento do Agentspace, um agente virtual impulsionado por inteligência artificial voltado para empresas. A solução permite que os funcionários realizem buscas, criem rascunhos de conteúdo e automatizem tarefas utilizando prompts, ou seja, comandos direcionados às inteligências artificiais geradas
De acordo com a companhia, o Agentspace pode operar diretamente em sistemas internos das empresas, eliminando a necessidade de conexão com a nuvem pública. Essa funcionalidade garante respostas baseadas em dados protegidos, minimizando os riscos de
A tecnologia utiliza o modelo de linguagem avançado Gemini (LLM, na sigla em inglês). O Google já oferece a possibilidade de cadastro para acesso antecipado à ferramenta.
Dados de sistemas terceiros como Google Drive, Jira, Microsoft Sharepoint podem ser usados para abastecer o sistema. Por meio de uma interface, o usuário poderia interagir com as informações fazendo buscas simples, pedindo resumos de documentos ou até sugestões para a elaboração de produtos. A assinatura da solução pode ser adquirida separadamente por meio do Google Cloud e estará disponível no Google One AI Premium em 2025.
O Agentspace enfrenta concorrência direta de outras big techs, como Microsoft e Oracle. Além disso, empresas como a Salesforce também exploram os dados armazenados em suas plataformas corporativas para soluções desenvolvidas, ampliando a disputa no mercado de agentes virtuais movidos a inteligência artificial.