Governo lança “Títulos Verdes” em Nova York

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, lançou um pacote de títulos verdes para financiar projetos sustentáveis por R$10 bilhões.

Foto: Washington Costa/MPO

Nesta segunda-feira, 18, em visita aos Estados Unidos para a participação da Assembleia Geral da ONU, Fernando Haddad junto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentaram os primeiros títulos fora do Brasil.

Na prática, o governo emite papéis no mercado externo e os recursos captados de investidores internacionais, serão direcionados ao financiamento de projetos voltados à sustentabilidade ambiental. 

Segundo o ministro, o Brasil desponta em oportunidades de negócios e investimentos em transição ecológica e energética, descarbonização e infraestrutura. Além da condição de dobrar a produção de energia limpa em menos de dez anos.

Haddad finalizou dizendo,“Quanto mais cedo forem colhidos os frutos desta agenda, mais facilmente a economia brasileira vai decolar para patamares de crescimento “compatíveis com nosso potencial.”        

Títulos Verdes

Os Títulos Verdes, Sociais e Sustentáveis são instrumentos de dívida emitidos por empresas, governos e entidades multilaterais negociados nos mercados de capitais com a finalidade de atrair capital para projetos que tenham como propósito um impacto socioambiental positivo.

Exemplos de Títulos

Adaptação às mudanças climáticas, Conservação da biodiversidade terrestre e aquática, Edifícios Verdes, Eficiência energética, Energia renovável, Gestão sustentável das águas e águas residuais, Produtos, tecnologias e processos de produção eco eficientes e/ou adaptados à economia circular, Prevenção e controle de poluição, Transporte limpo.

Sair da versão mobile