O Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Indústria, Geraldo Alckmin, junto do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciaram o funcionamento do Gasoduto Rota 3 para o segundo semestre de 2024. A Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN), irá ampliar em 14 milhões de m³ a quantidade de gás natural produzido no Brasil por dia.
A decisão foi tomada em uma reunião no Palácio do Planalto, que contou com a participação do presidente da Petrobras, Jean Paul, e equipes técnicas das pastas. A intenção era discutir o aumento da oferta de gás natural e também abordar questões relacionadas às plantas de fabricação de fertilizantes nitrogenados.
Atualmente, o Brasil consome cerca de 60 milhões de m³ de gás por dia, enquanto produz aproximadamente 45 milhões de m³ por dia. O Gasoduto Rota 3 transportará gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí.
O ministro Alexandre Silveira enfatizou a importância de aumentar a oferta de gás para o Brasil, destacando que o país tem buscado políticas que impulsionem o planejamento nesse sentido.
Além disso, a reunião abordou a questão da dependência do Brasil em relação à importação de fertilizantes. Atualmente, quase 90% dos fertilizantes usados na agricultura brasileira são importados. O ministro Carlos Fávaro ressaltou a necessidade de diminuir essa dependência para garantir estabilidade nos alimentos e segurança alimentar no país.
Fonte: GOV