O governo federal irá adquirir até 500 milhões de toneladas de arroz de pequenos e médios agricultores. A ação faz parte da iniciativa Arroz da Gente, que integra o Plano Nacional de Abastecimento Alimentar “Alimento no Prato” (Planaab), anunciado nesta quarta-feira (16).
Cerca de R$ 1 bilhão serão investidos no programa Arroz da Gente para a compra do grão. A iniciativa permitirá que pequenos e médios produtores de arroz assinem contratos de opção com o governo, garantindo a compra da sua produção a um preço previamente definido. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), o objetivo da medida é incentivar a produção e a criação de estoques do grão.
Outra medida prevista no plano Alimento no Prato é a expansão de sacolões populares e centrais de abastecimento em todo o país. Nesta fase inicial, serão implantadas seis novas centrais de abastecimento nos estados da Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo.
O governo federal também aprovou o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo), que visa reunir ações de incentivo financeiro para fortalecer as cadeias produtivas de produtos orgânicos e agroecológicos.
Os planos reúnem juntas 29 iniciativas e 92 ações estratégicas, que vão se somar ao Plano Brasil Sem Fome, ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), às Cozinhas Solidárias e ao Programa Cisternas.