A Receita Federal informou que o governo brasileiro arrecadou R$ 203 bilhões em setembro de 2024, registrando o maior valor para o mês desde o início da série histórica, em 1995. Esses montantes representam um aumento de 11,6% em comparação com setembro de 2024. 2023, considerando a correção pela inflação.
O resultado reflete um cenário econômico positivo, impulsionado por fatores como aumento no consumo, recuperação de setores-chave e possíveis melhorias na fiscalização e eficiência tributária.
Além do recorde para o mês, o total arrecadado em nove meses também é o maio da série histórica. De janeiro a setembro, o governo arrecadou aproximadamente R$ 1,96 trilhão.
O governo tem batido recordes consecutivos na série histórica da arrecadação. Até o momento, os meses de janeiro a setembro de 2024 registraram os maiores valores para os seus respectivos meses na série histórica que começa em 1995.
A alta nas receitas vem em um momento em que o governo tenta cumprir a meta de zerar o déficit fiscal em 2024 –ou seja, equilibrar receitas e despesas. Por enquanto, as medidas do governo têm focado em ajustar as contas pelo lado das receitas, ou seja, aumentando a arrecadação.
*Com informações do G1