Governo brasileiro planeja investir bilhões em infraestrutura rodoviária e ferroviária até 2026

O planejamento indica 13 leilões de rodovias apenas em 2024, podendo chegar em R$ 122 bilhões em investimentos privados

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou que o governo brasileiro tem a expectativa de investir entre R$ 70 bilhões e R$ 80 bilhões em ferrovias e rodovias até 2026. Durante entrevista coletiva para apresentar o balanço das ações da pasta, Renan Filho destacou que, para 2024, está prevista a entrega e início de cerca de 60 projetos no segmento rodoviário, além da realização de 13 leilões de rodovias, com o potencial de atrair R$ 122 bilhões em investimentos privados.

A iniciativa visa melhorar a malha viária brasileira, impulsionando projetos de infraestrutura que estavam avançando lentamente devido à falta de investimentos. O ministro enfatizou que, com as condições proporcionadas pelo arcabouço fiscal, o governo planeja investir recursos públicos significativos no setor até 2026, buscando parcerias com o setor privado.

Entre os projetos destacados estão a restauração de trechos críticos da BR-364/AC, a adequação da BR-135/PI na divisa com a Bahia, a duplicação da BR-222/CE de Caucaia a Pecém, a adequação da travessia urbana de Dourados (BR-463/MS), a construção da BR-447/ES para acesso ao Porto de Capuaba, e a duplicação da BR-470/SC para acesso aos portos catarinenses.

O governo também estabeleceu a meta de atingir um índice de condição da malha rodoviária de 80% até o final de 2024, um aumento considerável em relação ao índice atual de 67%. Renan Filho ressaltou a intenção de otimizar 14 contratos rodoviários em 2023, gerando um investimento adicional de R$ 110 bilhões.

Além disso, no âmbito dos projetos ferroviários, o governo pretende investir R$ 94,2 bilhões até 2026, abrangendo estudos para concessões em diversas malhas ferroviárias, incluindo a Malha Oeste, Corredor Arco-Norte (Ferrogrão), Ferrovia Centro-Atlântica, Malha Sul, Corredor Leste-Oeste, Estrada de Ferro Rio-Vitória (EF-118) e Corredor Nordeste (FTL). Essas iniciativas buscam fortalecer a infraestrutura de transporte no país, impulsionando o desenvolvimento econômico e a conectividade.

Imagem: José Cruz/Agência Brasil

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