A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) implementará um projeto-piloto que utilizará inteligência artificial (IA) para auxiliar na correção de atividades dissertativas da ferramenta TarefaSP, destinada às lições de casa dos estudantes da rede estadual.
A iniciativa, voltada para turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio, visa ampliar o acesso dos alunos a questões que exigem respostas escritas e otimizar o tempo dos professores na correção desse tipo de exercício. O projeto integra um conjunto de ações da Seduc-SP com foco na inovação educacional através do uso de tecnologias.
Inicialmente, a correção por IA será aplicada a 5% dos exercícios disponíveis no TarefaSP, abrangendo componentes curriculares como língua portuguesa, matemática, ciências, química, física, geografia e história. Na plataforma, os estudantes têm acesso a questões de múltipla escolha e dissertativas.
Nesta fase experimental, as respostas dos alunos no TarefaSP não terão valor de nota. O secretário da Educação, Renato Feder, destaca que “a disponibilização de questões que demandam respostas dissertativas incentiva a escrita e o desenvolvimento de habilidades importantes para vestibulares, avaliações externas como o Pisa e para a vida adulta. Essas questões abertas desafiam mais o estudante, que precisa elaborar a resposta por escrito”.
O secretário também enfatiza que o projeto piloto tem como objetivo apoiar o trabalho dos professores, permitindo que dediquem mais tempo à melhoria contínua do ensino e aprendizado. “Com o assistente de correção por IA, conseguimos aumentar o número de questões dissertativas na TarefaSP sem sobrecarregar os professores com as correções. Sem a IA, seriam milhões de atividades adicionais para serem conferidas, o que dificultaria o processo. A inteligência artificial, ao corrigir as tarefas, melhora o engajamento dos estudantes, aumenta seu esforço e prioriza o tempo dos professores para o que é mais importante: ensinar, e não apenas corrigir”, complementa Feder.
As questões propostas no TarefaSP são disponibilizadas de acordo com o conteúdo ensinado em sala de aula. No caso das questões dissertativas, após o estudante finalizar uma tarefa, sua resposta é processada pela IA, que a compara com a resolução esperada, elaborada por especialistas da Seduc-SP.
A IA então sugere se a resposta está correta, parcialmente correta ou incorreta, acompanhada de uma breve explicação. Em todas as situações, o estudante pode avaliar o feedback recebido. Os professores têm acesso a todos os exercícios e podem adicionar seus próprios comentários, assim como já ocorre nas questões objetivas.
O TarefaSP é uma ferramenta da Seduc-SP para lição de casa que atende cerca de 2,5 milhões de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, implementada em 2023. Somente no início deste ano letivo, quase 95 milhões de questões foram resolvidas pelos alunos na plataforma. Todas as lições são baseadas nas aulas e no Currículo Paulista, sendo liberadas após a aula correspondente ser ministrada pelos professores.