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Home Política

Governo federal cobra explicação da Enel sobre a interrupção de energia em SP

Fernanda Alves por Fernanda Alves
06/11/2023
em Política, Últimas
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Maria Isabel Oliveira/ Agência O Globo

Maria Isabel Oliveira/ Agência O Globo

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Já há três dias do temporal que atingiu o estado, 500 mil imóveis ainda seguem sem energia na região 

Nesta segunda-feira (6), por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, o Ministério da Justiça notificou a concessionária da energia elétrica em São Paulo, Enel, para dar explicações sobre a interrupção nos serviços essenciais. Nas próximas 24h a empresa deverá esclarecer os seguintes pontos: 

  1. Regularização do serviço;
  2. Ampliação destes canais no período de maior demanda, planejamento para enfrentar a situação;
  3. Proposta para ressarcir os consumidores;
  4. Plano de contingência diante de eventos climáticos extremos (com detalhamento claro das ameaças, a resposta imediata ao problema, os prazos de conclusão, bem com os recursos e pessoal envolvido com a solução do problema);
  5. Cronograma de atendimento imediato e a médio prazo.

Três dias após o temporal que atingiu o estado, 500 mil imóveis da Região Metropolitana seguem sem energia.

O ministro da Justiça, Flavio Dino, divulgou nas redes sociais que a medida seria tomada pelo governo federal.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também se pronunciou, e em nota declarou que irá adotar as seguintes medidas: 

1. Coordenação integrada com o Procon/SP para monitoramento dos efeitos e reparo de danos.

2. Orientação aos consumidores sobre os seus direitos que tiverem o fornecimento do serviço de energia elétrica interrompido para:

  • entrar em contato com a concessionária, relatando o problema e pedindo informações sobre o prazo para normalização do serviço, com registro de protocolo do atendimento.
  • os produtos que precisam de refrigeração e foram perdidos pela ausência de energia elétrica deverão ser ressarcidos.
  • os eletrodomésticos e aparelhos eletroeletrônicos que deixaram de funcionar em razão pela queda ou descarga de energia elétrica, o consumidor deve registrar o fato nos canais disponibilizados pela concessionária, no prazo de até 90 dias.
  • para ressarcimento a concessionária terá 10 dias para inspecionar o equipamento danificado; um dia para equipamento utilizado ao acondicionamento de alimentos perecíveis ou medicamentos; 15 dias para apresentar, por escrito, resposta ao pedido e 20 dias para providenciar o ressarcimento.
  • a concessionária deverá informar o consumidor data e horário aproximado da inspeção ou da disponibilidade do equipamento. Não havendo essa vistoria, o prazo para resposta será de 15 dias, a partir da solicitação do ressarcimento.
  • o consumidor não deve tentar consertar o equipamento danificado, salvo nos casos em que houver autorização prévia e formal da concessionária.

3. Solicitar informações à Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) sobre dados e monitoramento da prestação contínua e eficiência da concessionária ENEL.

4. Criação de Canal de Denúncia para acompanhar e averiguar o atendimento aos consumidores pela ENEL no Estado de São Paulo.

Nesta manhã, em entrevista ao Bom Dia SP, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), responsabilizou a Enel pela demora na resolução do problema.

“Ainda temos 413 mil consumidores sem energia na cidade de SP. Estamos aqui com todo o esforço, ampliamos as equipes, estamos com a Defesa Civil, pessoal das subprefeituras para poder trazer a cidade de volta o quanto antes. Mas em muitas situações, a gente depende que a Enel faça o seu trabalho de desligamento para poder remover as árvores e reestabelecer a energia. Situação bastante difícil”.

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