Na quarta-feira, 1, foi publicada uma medida provisória na tentativa de beneficiar o pescador que tem sofrido com as secas na região Norte. O benefício no valor de R$2.640 será pago em parcela única para os trabalhadores cadastrados no Seguro Defeso.
Ao todo, mais de 90 cidades de quatro estados serão beneficiadas. O pescador terá direito ao pagamento do auxílio mesmo que receba outros benefícios assistenciais.
Caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) montar a lista de trabalhadores que terão direito ao benefício. Os recursos virão do Ministério da Previdência Social.
A seca na Região Norte
A seca na região tem assolado a fauna e prejudicado severamente o ecossistema. Já foi confirmado a morte de 178 botos cor-de-rosa apenas na região do Amazonas, além da seca, o estresse térmico é um dos principais fatores que leva esses animais a morte.
O governo federal enviou ajuda de emergência à região, onde as margens dos rios, normalmente movimentadas, se transformaram em um monte terra rachada, com diversos barcos encalhados. Segundo os especialistas, a estação seca na Amazônia piorou este ano pelo fenômeno El Niño.