A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda revisou a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024, elevando-a de 3,2% para 3,3%, conforme apresentado no boletim macrofiscal divulgado nesta segunda- feira (18).
Para o terceiro trimestre deste ano, a expectativa de crescimento foi revisada de 0,6% para 0,7%, o que ainda indica uma desaceleração moderada da atividade econômica em relação ao trimestre anterior. Para 2025, a previsão para o PIB permanece em 2,5%.
Na semana passada, o mercado revisou para 4,64% sua expectativa de inflação para 2024, marcando a sétima alta consecutiva nessa projeção. O Banco Central tem alertado há meses que a política de aumento de gastos públicos, definida pelo governo federal e coordenada pelo Ministério da Fazenda, tem pressões sobre a inflação. Essa situação tem obrigado o Comitê de Política Monetária (Copom) a adotar uma postura mais agressiva em relação à taxa Selic.
Além do aumento de despesas, outro fator que tem pressionado para cima a inflação neste ano são as questões climáticas, como a seca, por exemplo, que impactou a energia elétrica e os alimentos.
Para 2025, o Ministério da Fazenda revisou sua estimativa de inflação, elevando-a de 3,40% para 3,60%. Na semana passada, o mercado financeiro estimou uma expansão do PIB de 3,10% para este ano e de 1,94% em 2025.