• Cadastre-se
  • Colunistas
  • Contato
  • Home
  • Política de privacidade
sexta-feira, 21 novembro, 2025
Business Moment
  • Assine nossa newsletter
  • Login
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
  • Economia
  • Empresas
  • Carreira
  • Startups
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Agronegócio
Sem resultados
Ver todos resultados
Business Moment
Sem resultados
Ver todos resultados
Home Empresas

Greenwashing: confira 3 maneiras para identificar a falsa sustentabilidade nas empresas

Como identificar marketing ambiental que se apresenta como sustentáveis sem, de fato, promover mudanças significativas

Jhulia Caballero por Jhulia Caballero
31/10/2024
em Empresas, ESG
A A
Imagem: freepik

Imagem: freepik

LEIA TAMBÉM

Copel planeja investir R$ 17,8 bilhões até 2030, com foco em alocação eficiente, diz CEO

Schneider Electric fecha contratos de US$ 2,3 bilhões em data centers nos EUA

O “greenwashing” é um termo que descreve essa hipocrisia, e exige uma análise crítica para identificar empresas que se escondem atrás de promessas vazias.

Em linha com esse cenário, a sócia e co-fundadora da Zaya, greentech que elabora e simplifica o cálculo de impacto ambiental de companhias, Isabela Basso  alerta sobre a necessidade de consumidores e investidores estarem atentos a esse tipo de comportamento, e oferece três dicas cruciais para identificar empresas que se aproveitam do movimento ambiental para fins lucrativos:

  1. Desconfie de promessas vagas e generalizadas

A utilização de termos como “eco”, “sustentável” e “verde” sem especificações claras deve soar como um alerta. Empresas que não demonstram com dados e evidências concretas quais são suas práticas e os resultados que alcançaram com suas iniciativas “verdes” podem estar maquiando seus impactos reais. Procure por informações específicas sobre as ações da empresa, os resultados obtidos, as metas definidas e os métodos de mensuração utilizados.

  1. Exija dados científicos e indicadores confiáveis

Informações ambíguas e sem base científica devem ser encaradas com cautela. Empresas realmente comprometidas com a sustentabilidade devem ser transparentes e fornecer dados mensuráveis sobre seus impactos ambientais e sociais. Se você se deparar com relatórios superficiais e baseados apenas em percepções e autodeclarações, é importante questionar a veracidade das informações. Busque por indicadores reconhecidos internacionalmente e por informações que podem ser verificadas por terceiros.

  1. Busque por certificações e selos de organizações confiáveis

Empresas que realmente investem em práticas sustentáveis buscam certificações e selos de organizações independentes e renomadas que validam suas ações. Certifique-se de que as certificações e selos exibidos pelas empresas sejam reconhecidos internacionalmente e tenham critérios rigorosos de avaliação. Pesquise sobre a reputação e credibilidade da organização certificadora.

Nesse sentido, é muito importante que exista um debate público mais aprofundado sobre a questão do greenwashing, com o objetivo de pressionar executivos e tomadores de decisão por uma maior transparência e responsabilidade corporativa. A união de esforços de consumidores, empresas e entidades reguladoras é fundamental para combater essa prática e garantir que as promessas de um futuro mais verde sejam realmente cumpridas.

Tags: GreenwashingSustentabilidade
Anterior

Governança Corporativa e Sustentabilidade: Uma Parceria Essencial para o Futuro das Empresas

Próximo

40% dos MEls no Brasil veem na internet a oportunidade de ter uma empresa promissora

Jhulia Caballero

Jhulia Caballero

Minha paixão pela escrita me levou ao jornalismo, uma área que sempre me fascinou. Publiquei meu primeiro livro em 2022 e hoje trabalho com comunicação corporativa e redação tradicional como jornalista para a Business Moments. 2022 - Intercâmbio na Busan University of Foreign Studies 2024 Bacharelado, Jornalismo - Universidade Federal de Juiz de Fora

Leia também

Copel anuncia posse de novo diretor-geral
Empresas

Copel planeja investir R$ 17,8 bilhões até 2030, com foco em alocação eficiente, diz CEO

por João Pedro Camargo Corenciuc

A Copel (CPLE3), companhia elétrica paranaense, anunciou um robusto plano de investimento de R$ 17,8 bilhões para o período entre...

Leia maisDetails
Schneider Electric coloca a resiliência energética no centro da Semana do Clima de Nova York 2025

Schneider Electric fecha contratos de US$ 2,3 bilhões em data centers nos EUA

Fintech de pagamentos Juspay cresce 61% e fatura US$ 61 milhões em 2025

Fintech de pagamentos Juspay cresce 61% e fatura US$ 61 milhões em 2025

iFood recebe o prêmio Braze for Impact Torchie Award

iFood recebe o prêmio Braze for Impact Torchie Award

Empresa paranaense ultrapassa meio bilhão de reais em VGV

Empresa paranaense ultrapassa meio bilhão de reais em VGV

Eldorado Brasil Celulose recebe prêmio TOP 100 Open Corps do Brasil

Eldorado Brasil Celulose recebe prêmio TOP 100 Open Corps do Brasil

Próximo
40% dos MEls no Brasil veem na internet a oportunidade de ter uma empresa promissora

40% dos MEls no Brasil veem na internet a oportunidade de ter uma empresa promissora

A evolução do marketing de influência: conheça as tendências e perspectivas para 2025

A evolução do marketing de influência: conheça as tendências e perspectivas para 2025

Inteligência artificial maximiza a produtividade em pizzarias e restaurantes

Inteligência artificial maximiza a produtividade em pizzarias e restaurantes

Business Moment

© 2025 Business Moment.

  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
  • Colunistas
  • Contato
  • Mapa do Site
  • Política de Privacidade
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Bem-vindo!

Acesse sua conta

Esqueceu a senha?

Recuperar senha

Digite seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Entrar
Sem resultados
Ver todos resultados
  • Principal
  • Agronegócio
  • Carreira
  • Liderança Inspiradora
  • Economia
  • Empresas
  • Governança
  • Meio Ambiente
  • Mercado
  • Startups
  • Fale Conosco

© 2023 Business Moment.

Esse website utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite nosso Política de Privacidade.