Em 2024, mais de 370 jovens tiveram seu futuro impulsionado pela parceria entre o Banco Bmg – referência em crédito consignado no Brasil -, o Instituto Marina e Flávio Guimarães e o Instituto PROA. O programa de capacitação, com foco em atendimento ao cliente com ênfase no mercado financeiro, contribuiu para a formação de uma nova geração de profissionais mais preparados para os desafios do mercado de trabalho e mais confiantes para conquistar seus objetivos.
A iniciativa atende jovens de onze estados brasileiros e promove a inclusão de estudantes de escolas públicas – com idades entre 17 e 22 anos – no mercado de trabalho. Com o objetivo de prepará-los para os desafios do setor, o programa oferece um curso completo que aborda temas como comunicação, relacionamento interpessoal, conhecimento de produtos e serviços financeiros, além de orientação para o desenvolvimento de suas carreiras.
O programa é composto por dois níveis de capacitação: a trilha essencial, que estimula o autoconhecimento e o raciocínio lógico; e a trilha técnica, que desenvolve habilidades como empatia, comunicação, atendimento e experiência do cliente, conhecimento sobre canais de atendimento, regulação e introdução ao mercado financeiro, produtos de crédito, seguros e lojas help! – rede de franquias de lojas de crédito do Banco Bmg.
Para 2025, a trilha técnica passará a contar também com um treinamento para atendimento ao público 60+. Essa novidade não apenas demonstra o compromisso do Banco Bmg com o seu público-alvo, mas também reforça a missão do banco de promover inclusão financeira e acessibilidade bancária para todos os clientes, independentemente da idade. O Bmg reconhece a importância de oferecer um atendimento especializado à essa população, que muitas vezes demanda cuidados e atenção diferenciados. A prática abrange desde a compreensão das necessidades específicas desse público até o desenvolvimento de habilidades de comunicação e empatia, garantindo que os clientes se sintam acolhidos e respeitados em todas as interações com o banco.
“Acreditamos que a educação é um meio de transformação social, no qual podemos sonhar e construir um futuro melhor e mais igualitário. Nosso objetivo é criar um mercado de trabalho mais inclusivo e equitativo.” afirma Rosana Aguiar, Diretora Executiva do Instituto Marina e Flávio Guimarães e Superintendente de ASG do Banco Bmg. “Marina e Flávio Guimarães sempre acreditaram no potencial transformador dos jovens e na importância de investir em suas trajetórias. Por isso, firmamos a parceria com o PROA e, nos últimos dois anos, já capacitamos mais de 500 jovens, muitos dos quais já ingressaram no mercado de trabalho, incluindo posições no Banco Bmg.” completa.
No Banco Bmg, onde grande parte da base de clientes pertence às gerações Baby Boomer e X, é fundamental que os jovens profissionais desenvolvam habilidades para se comunicar e se relacionar de forma eficaz com esses públicos. A capacitação oferecida pelo Instituto Marina e Flávio Guimarães, em parceria com o PROA, contribuí para essa preparação, permitindo que esses talentos compreendam melhor as necessidades dos clientes e fortaleçam o vínculo de confiança.
Os resultados do programa demonstram seu impacto positivo: alguns dos jovens que concluíram a capacitação já foram contratados no Banco Bmg e muitos estão participando de processos seletivos das lojas help!. “O programa não apenas abre portas para o mercado de trabalho, mas também contribui para a construção de um futuro mais promissor para cada um deles.” afirma Andrea Milan, Diretora de Pessoas, Gestão e ASG do Banco Bmg. “Os jovens capacitados pelo programa chegam com uma visão complementar, dispostos a aprender e propor novas soluções, impulsionando a inovação dentro do banco.” completa.