O Grupo L’Oréal no Brasil celebra a aprovação da Lei 3602/2022, que bane testes em animais para cosméticos no país. Há mais de 40 anos, a marca não testa seus ingredientes e produtos em animais e é pioneira global no desenvolvimento e compartilhamento de métodos alternativos, através de sua subsidiária EPISKIN, referência em engenharia de tecidos humanos reconstruídos.
“Esse grande avanço foi o fruto de um esforço conjunto da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) junto com empresas do setor como o Grupo L’Oréal e entidades da sociedade civil que atuaram incansavelmente nos últimos anos para apoiar a evolução regulatória brasileira rumo ao banimento dos testes em animais.” declarou Patrick Sabatier Diretor das Relações Corporativas e Engajamento do Grupo L’Oréal no Brasil.
O Grupo L’Oréal não realiza testes em animais para ingredientes ou produtos desde 1989 — 14 anos antes da exigência legal na União Europeia. Essa liderança científica é exemplificada pela tecnologia EPISKIN ® ️, desenvolvida há mais de quatro décadas, que permite a produção de pele e córnea humanas reconstruídas, substituindo integralmente o uso de animais na avaliação de segurança e eficácia de cosméticos.
Presente no Brasil desde 2019, a EPISKIN, líder mundial em engenharia de tecidos, estabeleceu-se como um centro vital de inovação em engenharia de tecidos na América Latina. Com mais de 40 mil tecidos já distribuídos e uma capacidade crescente de produção, a subsidiária está preparada para atender à demanda exponencial gerada pela nova legislação. A proibição dos testes em animais fortalece ainda mais o papel da L’Oréal como agente transformador e consolidado na vanguarda da ciência ética.
“O compromisso do Grupo L’Oréal no Brasil vai além da tecnologia. Atuamos junto a autoridades regulatórias, cientistas e organizações da sociedade civil para transformar o cenário regulatório e construir um futuro livre de testes em animais.”, afirma Vanja Dakic, Gerente de Métodos Alternativos e Parcerias da EPISKIN Brasil, subsidiária do Grupo L´Oréal. “Acreditamos que inovação e ética caminham juntas, e o Brasil, com esta lei, reafirma seu papel em direção a uma beleza mais consciente e responsável.”
O pioneirismo da L’Oréal se estende para além dos modelos in vitro. A companhia integra uma gama de ferramentas preditivas de última geração, incluindo modelagem molecular e toxicologia avançada, que asseguram a segurança de seus produtos com o mais absoluto respeito ao bem-estar animal.
A EPISKIN Brasil não só produz tecidos, mas também desempenha um papel fundamental na disseminação desse conhecimento, oferecendo capacitação para profissionais e estabelecendo parcerias científicas estratégicas para avançar na aplicação dessas metodologias em toda a América Latina.
Em 2025, a companhia também é patrocinadora do 13º Congresso Mundial sobre Métodos Alternativos ao Uso de Animais em Testes Científicos (WC13), realizado no Brasil – uma iniciativa que reforça seu protagonismo global na promoção da ciência ética e inovadora.